03/05/2023

PRF flagra caminhão com mais de 15 toneladas de excesso de peso na BR 343, no Piauí

No veículo, os policiais também encontraram uma cartela com oito comprimidos de Nobésio Extra Forte.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou, na tarde do domingo (30), um condutor de uma carreta M.BENZ/ACTROS 2651 que transportava mais de 15.000 quilos de excesso de peso de grãos de milho. O flagrante ocorreu na BR 343, no município de Piripiri (PI).

Durante os trabalhos de fiscalização da Operação Dia do Trabalhador, uma equipe PRF deu ordem de parada ao caminhoneiro, um homem de 40 anos. Ao serem realizadas as devidas vistorias, os policiais constataram que a carreta apresentava 15 toneladas de excesso de peso.

Além disso, também foi encontrada no interior do veículo uma cartela com oito comprimidos de Nobésio Extra Forte. Questionado sobre o exposto, o condutor confessou ser dono dos rebites e afirmou que os utilizava para se manter mais tempo acordado.

Diante dos fatos, os policiais realizaram a apreensão do veículo até que fosse retirado o excesso de peso. O homem foi autuado por dirigir com excesso de peso e também pelo Porte de drogas para uso pessoal. Ele se comprometeu a comparecer em juízo para as diligências necessárias.

A PRF informa que o excesso de peso em veículos prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.

Ademais, o excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente a infração de trânsito, prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.

PRF - PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES