24/05/2023

Marinha Mercante abre seleção para 2024 com provas em Parnaíba/PI: Oportunidade para ingressar em uma carreira promissora

Capitania dos Portos no Piauí-Marinha do Brasil/Foto: Google Maps

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) está com inscrições abertas para o processo de seleção de candidatos para o ano de 2024. A Marinha Mercante é responsável pelas atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil, englobando organizações, pessoas, embarcações e recursos dedicados a essas atividades.

Ao todo, são oferecidas 293 vagas, com 119 delas destinadas ao Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), localizado em Belém (PA). As provas ocorrerão nos dias 19 e 20 de agosto. É importante destacar que Parnaíba (PI) é uma das cidades escolhidas para a realização das primeiras etapas do processo seletivo.

Os requisitos para ingresso na EFOMM incluem ser brasileiro nato, ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2024, ter concluído o Ensino Médio até 29 de janeiro de 2024, não ter filhos ou dependentes, não ser casado ou ter união estável, além de estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.

Foto: Agência Marinha de Notícias

O processo seletivo é composto por quatro etapas. A primeira é o exame de conhecimentos, que engloba provas de Matemática, Inglês, Física, Português e Redação. Em seguida, os candidatos passam por uma etapa psicofísica, na qual são submetidos a uma inspeção de saúde. Posteriormente, é aplicado um teste de suficiência física, que envolve corrida e natação. Por fim, os aprovados passam por um período de adaptação e verificação de documentos.

É importante ressaltar que os candidatos que optarem por realizar o Exame de Conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão exclusivamente às vagas oferecidas pelo CIABA. Além de Parnaíba, outras cidades que sediarão as etapas do processo seletivo são Santana (AP), Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Santarém (PA) e São Luís (MA).

Na EFOMM, são oferecidos dois cursos de formação: Náutica e Máquinas. O curso de Náutica capacita os oficiais para o manuseio dos equipamentos de convés, navegação e comunicações de bordo. Já o curso de Máquinas prepara os oficiais para a condução e manutenção das instalações de máquinas do navio.

Com a realização das provas em Parnaíba, o jovem da cidade e região tem a oportunidade de ingressar na Marinha Mercante, onde terá a oportunidade única para entra em uma carreira promissora. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo acessando o endereço www.marinha.mil.br/ciaga/, por meio do "link" “PS EFOMM/2024”.

Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações da Agência Marinha de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES