05/04/2023

Polícia Federal deflagra Operação Backup para combater crimes previdenciários, no Piauí


A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária – Coinp, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (05/04), a Operação Backup com o fim de descortinar todos os membros e de desmantelar organização criminosa especializada no cometimento de crimes cibernéticos contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Esse grupo criminoso foi responsável por dois ataques cibernéticos em agências do INSS no estado do Piauí no ano de 2023.


A operação mobilizou o total de 25 (vinte e cinco) Policiais Federais para o cumprimento de 8 (oito) mandados judiciais, sendo 4 (quatro) mandados de busca e apreensão e 5 (cinco) de prisão temporária, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI. Os mandados judiciais foram cumpridos nos municípios Teresina/PI e São Paulo/SP.


Os ataques cibernéticos visavam extrair, incluir, alterar e inserir dados remotamente nos bancos de dados da Previdência Social a fim de obterem vantagem indevida.


Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/2013), estelionato majorado (Art. 171, § 3º do Código Penal) e invasão de dispositivo de informática (art. 154-Ado CPB).

Contato: (86) 3089-9960/99451-8529
E-mail: cs.srpi@pf.gov.br

Com informações Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES