10/04/2023

PARNAÍBA: Fundação Cultural Assis Brasil é homenageada em livro


No próximo dia 12 de abril acontece em Parnaíba, no Complexo Cultural Porto das Barcas, o lançamento do livro “Fundação Cultural Assis Brasil, Uma história a ser contada”. A obra é de autoria de Fernando Basto Ferraz, membro da Academia Piauiense de Cultura (APC) e da Academia Parnaibana de Letras (APAL).

O livro relata a trajetória da Fundação Cultural Assis Brasil, criada em Parnaíba no início de 1980 e que foi extinta em junho de 2019. Segundo Fernando Basto, a obra é um convite aos leitores a refletirem sobre como são tratadas as iniciativas culturais no estado.

Na época em que foi inaugurada, o Brasil vivia em regime de exceção, e a Fundação Cultural tinha como objetivos promover a extensão e difusão da cultura, torneios culturais, cursos e seminários, além de criar centros artísticos e culturais, preservação de patrimônio artístico, cultural, histórico e natural do Piauí, e promover o turismo em órgãos de comunicação.

A Fundação surgiu também como uma forma de homenagear o romancista, crítico literário e jornalista, Francisco de Assis Almeida Brasil, que alcançou renome nacional com suas obras Beira Rio, Beira Vida e Os que Bebem Como os Cães, além de ter conquistado, em 1955, o Prêmio Nacional do Jornal de Letras, no Rio de Janeiro, com o conto Cândida, da obra Contos do Cotidiano Triste.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES