23/02/2023

Peixe-boi fêmea de 400 kg fica presa em rede de pescadores na região do Delta do Parnaíba

Pela terceira vez, o animal ficou encalhado e foi resgatada. Pintada tem seis anos, mede 2,07 metros.

Peixe-boi fêmea fica presa em rede de pescadores na região do Delta do Parnaíba — Foto: Reprodução

Pela terceira vez, a peixe-boi fêmea Pintada encalhou e foi resgatada por equipes no Litoral do Piauí. Nesta quinta-feira (23), o animal ficou preso em redes de pescadores na região do Delta do Parnaíba.

Pintada tem seis anos, mede 2,07 metros e pesa entre 350 a 380 quilos. A peixe-boi foi solta e estava há uma semana sendo monitorada na região do Delta do Parnaíba.

"Ela foi para Tutoia e através do aparelho de monitoramento na calda dela percebemos que estava encalhada novamente. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que trouxe a Pintada até a orla", explicou a bióloga Liana, do projeto Faunamar, que monitora os peixes-boi no Piauí.

Segundo a bióloga, Pintada encalhou ainda filhote e sempre recebeu cuidados de tratadores e veterinários. Há poucos meses, a peixe-boi foi solta na natureza e está em fase de adaptação.

"Quando o animal é solto na natureza, tem toda uma constância, ele precisa estar se adaptando a uma nova realidade, se adaptar ao meio ambiente. É a terceira que ela sai da área que gente solta, primeira vez foi resgatada no Rio Mandaú, logo depois na Praia Pedra do Sal, no Piauí, e agora em Tutóia, no Maranhão", contou.

Peixe-boi de quase 400 kg é resgatado na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba — Foto: Divulgação

Uma equipe do Faunamar se deslocou até a região do Delta do Parnaíba para trazer o animal até a sede do projeto, onde será avaliada.

De acordo com a bióloga, será avaliada a peixe-boi tem condições físicas para voltar ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa no Piuaí e Ceará, ou volta para o cativeiro em Bitupitá (CE).

"Facilitaria ela está na presença de outros animais, como em Cajueiro da Praia, onde temos a maior população de peixe-boi. É um processo de aprendizado, a expectativa é que ela vá se adaptando ao ambiente", disse.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES