07/02/2023

Fêmea de peixe-boi é resgatada na Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí

O animal, denominado como Pintada, possui 6 anos, mede 2,07 metros e pesa entre 350 a 380 quilos.

Fêmea de peixe-boi-marinho é resgatada na Praia da Pedra do Sal. Foto: Divulgação.

Um peixe-boi fêmea foi resgatado na tarde desta segunda-feira (06) na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí. O animal, denominado como Pintada, possui 6 anos, mede 2,07 metros e pesa entre 350 a 380 quilos.

Pintada foi devolvida à natureza no dia 16 de janeiro. Ela estava com um transmissor de sinal que permite saber a localização dela. Pois, nos primeiros meses após o peixe-boi voltar à natureza é fundamental acompanhar o seu deslocamento, para saber as áreas que utiliza, se está conseguindo se alimentar e interagir com outros bichos nativos. Contudo, o equipamento pode ficar preso e soltar do peixe-boi, foi o que aconteceu com Pintada no último dia 26 de janeiro.

O resgate foi realizado pelas ONGs Aquasis e Comissão Ilha Ativa e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A bióloga Liliane Souza, que participou da ação, relatou que moradores da região avistaram o peixe-boi durante a manhã, por volta de 7h. "Viemos monitorar com a Aquasis, instituição que monitora os animais no Ceará, mas não achamos. Agora pela tarde, às 15h, fomos avisados novamente e viemos fazer o resgate junto com a Aquasis e ICMBio", afirmou a especialista.

O peixe-boi está sendo transportado em um caminhão para ser solto em Bitupitá, no Ceará.

Fonte: Infoco Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES