08/02/2023

De maca, paciente viaja 300 km e fica sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina

Assessoria do órgão informou que alguns atendimentos estão sendo remarcados e outros feitos sem a necessidade de acesso ao sistema online.

De maca, paciente viaja 300 km e fica sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina — Foto: Layza Mourão/g1

A agricultora Alessandra Alves viajou 300 km em uma maca e não conseguiu atendimento nesta quarta-feira (8), por falta de internet, no posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da avenida João XXIII, Zona Leste de Teresina, segundo a instituição, o problema ocorreu após forte chuva com raios na capital (veja nota ao final desta reportagem).

Alessandra foi ao local realizar a perícia médica marcada para as 10 horas, agendada há seis meses, desde agosto de 2022. Ela, que não consegue ficar em pé e nem caminhar, saiu de São José do Piauí na madrugada para realizar o atendimento em Teresina, a aproximadamente 300 km de distância.

“É constrangedor, você chega todo dolorido, porque não é confortável estar nessa maca”, reclamou Alessandra.

Em conversa com o g1 em frente ao prédio, Alessandra relatou o desgaste com a viagem. Segundo ela, já passou por 4 cirurgias na coluna para tratar uma artrodese lombar, a última realizada em 2022.

“Além do desconforto, ainda tem os gastos que a gente fez e faz, pra chegar aqui e saber que não vai ser atendido. Não devia nem ter me tirado da ambulância, né?” lamentou ela.

A acompanhante de Alessandra contou que esta é a terceira tentativa de perícia, ainda de acordo com ela, um número de telefone foi repassado para que entrassem em contato para saber do novo agendamento.

Beneficiários ficam sem atendimento por falta de internet em posto do INSS da Zona Leste de Teresina — Foto: Arquivo pessoal

“A gente chegou na agência agora a pouco, com a perícia agendada para as 10 h da manhã e acabamos de tomar conhecimento de que não está havendo perícia porque a agência está sem sistema desde sexta. Nós moramos a mais de 300 km, saímos de casa 4 horas da manhã e agora vamos voltar sem realizar a perícia médica” , lamentou Iolanda.

Conforme a assessoria de comunicação do órgão, alguns atendimentos poderão ser feitos sem a necessidade de acesso ao sistema online. Em outras situações, haverá necessidade de remarcação. Cada caso será avaliado individualmente. O Instituto divulgará forma de contato, posteriormente, para que as pessoas possam consultar cada situação.

Espera desde a pandemia
INSS fica sem atendimento por falta de internet na Zona Leste de Teresina — Foto: Layza Mourão/ g1 PI

A doméstica Gilmara Fernandes também não realizou a perícia médica que estava marcada para esta quarta (8). Natural do interior de Esperantina, 183 km de Teresina, ela tem epilepsia e não pode sair sozinha.

“A gente vai ter que vim de novo, aí é mais gastos, mais 280 reais com passagens, porque eu tenho que vim acompanhada por conta dos desmaios. Eu tô desde a pandemia tentando fazer a perícia para tentar me aposentar” disse ela.

Juliana Pereira, sobrinha e acompanhante de Gilmara, contou que a perícia estava marcada a um mês, e foram informadas de que após cinco dias úteis teriam que tentar remarcar.

“A gente pegou uma fila e aí o segurança falou que a perícia ia ser remarcada porque o sistema tinha caído. Agora nós estamos esperando o carro vim nos buscar para voltar para casa” lamentou.

Nota à imprensa
A Gerência Executiva do INSS informa à imprensa e à sociedade piauiense que a falta de sistema ou de energia em algumas agências tem como causa mais provável a forte incidência de chuvas e de raios nesta época do ano.

O problema acontece não somente no Piauí, mas em outros Estados também. Uma empresa especializada, que é a responsável pelo conserto e manutenção do serviço, já está tomando as devidas providências para o restabelecimento dos trabalhos. Os atendimentos que estavam agendados são remarcados automaticamente para outras datas. Os interessados devem se informar, pelo número 135, qual a data e horário do novo agendamento.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES