12/01/2023

COE decide tornar facultativo o uso de máscara, no Piauí

A portaria com as novas medidas será publicada no Diário Oficial desta quarta (11).

COE decide tornar facultativo o uso de máscara no Piauí — Foto: Odair Leal/Secom

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) determinou, após realizar uma reunião na tarde desta quarta-feira (11), o uso facultativo de máscara em ambientes abertos, fechados e semiabertos. A portaria com as novas medidas será publicada no Diário Oficial desta quarta (11).

Para tomar a decisão, o COE considerou os últimos boletins epidemiológicos da Covid-19 no estado, que apontam estabilidade no número de casos e queda em óbitos.

Contudo, o comitê segue recomendando o uso de máscara para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos e doentes crônicos.
“Foi definido em reunião do COE alguns critérios e medidas a serem adotadas como o uso optativo ou facultativo em ambientes abertos, fechados e semiabertos. Porém, recomendamos a higiene das mãos com água, sabão e o álcool 70%, como também recomenda-se completar o ciclo vacinal de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária e integrante do comitê, Tatiana Chaves.

Em novembro do ano passado, o Governo do Piauí publicou um decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados para conter o avanço da Covid-19 no estado. A decisão foi tomada após o estado registrar um crescimento de 37% dos casos na semana entre os dias 13 e 19 de novembro.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES