16/01/2023

A CRÔNICA DA CIDADE: VALDECI CAVALCANTE - um benfeitor da cidade!


É verdade! Parnaíba sente orgulho em ter tantos filhos ilustres, cuja preocupação maior foi, e continua sendo, a de carrear benefícios para a cidade, quer sejam para o embelezamento das ruas, praças e avenidas, como tem feito nas suas administrações o prefeito Mão Santa, e assim também fizeram outros prefeitos, sem esquecerem dos empreendimentos que geram recursos financeiros para a cidade e para o seu povo.

São tantos os parnaibanos espalhados por este imenso Brasil, levando e elevando o nome da cidade pelo país, e até no exterior, que seria impossível citar todos, pois a lista é enorme. Em memória, vamos citar apenas Reis Velloso, Alberto Silva, Chagas Rodrigues e o imortal Evandro Lins e Silva que é patrono da cadeira de nº 40 da Academia Parnaibana de Letras que será ocupada pelo advogado e escritor Reginaldo Santos Furtado. Chagas Rodrigues e Alberto Silva foram respectivamente os primeiros ocupantes das cadeiras de nº 08 e 09 da Academia Parnaibana de Letras - APAL.

No momento atual, seria uma injustiça se omitíssemos o nome de uma das pessoas que em sua vida pública não esquece um minuto sequer de sua cidade natal e que inúmeros benefícios nas áreas da cultura, da economia e até na urbanização, Parnaíba tem recebido através de sua pessoa, tanto assim que já recebeu o cognome de "O Mecenas da Parnaíba".

Evidentemente que todos já sabem que refiro-me ao advogado Valdeci Cavalcante presidente da Fecomércio Piauí e vice-presidente nacional da Confederação Nacional do Comércio. Valdeci Cavalcante, não esquece um minuto da Parnaíba e o que ele pode fazer pra ajudar sua cidade, não mede esforços. Também pudera: filho de Gerardo Ponte Cavalcante, qual o cognominei de "um homem bom" em uma crônica que escrevi e que foi lida na Missa de Sétimo Dia pelo seu falecimento. O senhor Gerardo Cearense, como era tratado na intimidade, assim como eu, filho adotivo de Parnaíba, deixou um legado à esta cidade, através do seu trabalho, da sua generosidade (era um homem caridoso) e principalmente pela educação dada aos filhos.

No momento Valdeci Cavalcante encontra-se em Nova York, Estados Unidos. Não fazendo turismo, mas representando o Brasil, principalmente representando o empresariado do Comércio Piauiense do Piauí na Feira do Comércio Varejista promovida pela Federação Nacional do Comércio Varejista dos Estados Unidos - National Retail Federation - que é a maior associação de comércio varejista do mundo.

O evento que se realiza há mais de 100 anos reúne os CEOs (diretores executivos) das maiores e melhores (mais produtivas, mais rentáveis) empresas do mundo inteiro.

Através de palestras, painéis e debates, os participantes tomam conhecimento do que ocorre no momento, e o que virá a ocorrer em breve no mundo todo com esse ramo de atividade empresarial. Valdeci Cavalcante proferiu sua palestra no sábado, 14 de janeiro, falando sobre as perspectivas de crescimento do varejo no Nordeste brasileiro e foi bastante aplaudido.


E, como ninguém é de ferro, nas horas de folga, Valdeci Cavalcante aproveita para juntamente com sua amada esposa, sra. Rosangela, desfrutarem as delícias que Nova Iorque (New York) oferece aos seus visitantes como ontem, segundo ele próprio me enviou pelo whatsapp "Ontem almoçamos em um restaurante na entrada do Central Park, onde servem as melhores carnes, em seguida fizemos um belo passeio diante de sua bucólica paisagem."

Nova Iorque neste mês de janeiro está com uma temperatura variando entre 01 a 03 graus Celsius (Centígrados).

O nobre e ilustre conterrâneo, que em abril deste ano completará 71 anos, é membro da Academia Parnaibana de Letras, ocupa a cadeira de número 39 que tem como patrono o seu genitor Gerardo Ponte Cavalcante. Valdeci, o "mecenas da Parnaíba", nas suas funções de Presidente da Federação do Comércio do Piauí - Fecomércio - Piauí, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, tem representado muito bem seu estado e, principalmente sua cidade, pois jamais recusou-se em trazer benefícios para o seu estado, para sua cidade.

"Long Live To The King", expressão inglesa que diz "vida longa ao rei" e tenho certeza que todos parnaibanos são unanimes em afirmar "Long Life To Valdeci" para que ele possa trazer mais e mais benefícios para esta belíssima cidade situada às margens do Igaraçu, porta de entrada para o Delta das Américas.

Outras fotos:

No Central Park - um dos locais mais visitados em Nova Iorque

Fonte: Blog do Professor Gallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES