21/12/2022

Mestre Canarinho da Ilha é contemplado patrimônio vivo da cultura popular


Matriz de identidade direta do povo parnaibano, do povo piauiense, o Boi de São João expressa a Cultura Popular da cidade, esta feita por um povo simples que brinca e manifesta sentimento. Um patrimônio imaterial de valor imensurável.

Personagem forte na narrativa do enredo das estórias de bumba-meu-boi na região, Canarinho da Ilha, o senhor José Cláudio Pereira Bruno de 55 anos, brinca o boi desde os dez anos de idade, e hoje Canarinho é hoje mestre da cultura popular.

Resultado da união de conhecimentos e cultura popular, a contemplação do Mestre Canarinho no edital que dá acesso à lei do Patrimônio Vivo, permitirá que sejam transmitidos seus conhecimentos e experiências, contribuindo com a manutenção viva dessa importante tradição para nossa cultura.


Toda essa organização foi possibilitada por um processo de mapeamento e catalogação do patrimônio cultural e imaterial, que o Sesc vem fazendo há um tempo, em conjunto com o Programa de pós-graduação em artes, patrimônio e museologia da UFDPar.

Mestre Canarinho é reconhecido pelo Conselho Estadual de Cultura do Piauí, que realizou dia 09 de dezembro, uma audiência pública reconhecendo e registrando mestre Canarinho como Patrimônio Vivo no Piauí.

O certo é que, o bumba-meu-boi encanta parnaibanos e toda a gente, desde seu surgimento há muitos anos. E a toada seguirá fascinando.

Fonte: Portal Costa Norte
Fotos: João Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Racing