22/12/2022

Hemocentro de Parnaíba incentiva doação de sangue neste fim de ano


Reforçar o estoque de bolsas de transfusão neste período festivo de fim de ano e férias requer mais contribuição com doações para o banco de sangue do Hemocentro Regional de Parnaíba. O número de doação diminui neste período do ano, por isso há um incentivo na doação de sangue para ampliar a reserva e não deixar faltar o material para atender aos hospitais públicos da região. O Hemocentro não tem recesso e funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h.

Segundo Rafaela Oliveira, coordenadora do Hemocentro Regional de Parnaíba, após a doação de sangue em cerca de uma semana é que é liberado para transfusão. Isso se deve aos exames que são feitos antes desse processo e passam por laboratório em Teresina. Quanto às deficiências de tipos sanguíneos disponíveis, Rafaela informou que são os de fator negativo que mais ficam em falta.

Durante todo o ano há desafios nas coletas, pois a demanda das unidades de saúde é alta e a doação de sangue é prioridade, infelizmente de poucos. Para doar sangue é preciso estar se sentindo bem de saúde, sem sintoma ou doença. A pessoa que vai doar precisar estar bem alimentada, sendo necessário levar um documento oficial com foto e pesar no mínimo 51 quilos. Antes de sair de férias ou viajar neste fim de ano doe e contribua para salvar vidas.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES