26/11/2022

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ: secretaria de Saúde realiza palestra sobre o “Novembro Azul” para homens atendidos pela UBS de São Miguel


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (24/11), uma palestra na Unidade Básica de Saúde, no povoado São Miguel, sobre a campanha Novembro Azul”.


Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem, o mês marca as campanhas de conscientização sobre a doença, uma das que mais afetam a população masculina.


A saúde do homem foi o foco das palestras ministradas pelo Dr. Roberto Junior e pelo enfermeiro Cleiden Lira, que explicaram sobre a intenção da campanha, que é ampliar o discurso sobre a doença e estimular o homem a procurar o médico e a prevenção. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos.


A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

Além das palestras, houve, café da manhã aos presentes e ação social (cortes de cabelos).


SECOM - PMBPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES