19/10/2022

Velório de crianças mortas em incêndio dentro de casa é marcado por tristeza e comoção no Piauí

Por volta de 18h, os corpos serão levados para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, situada no Povoado Baixa da Carnaúba, Zona Rural de Parnaíba. A irmã mais velha dos dois, Francisca Aylla, 7 anos, segue internada em estado grave.

Velório de crianças mortas em incêndio dentro de casa em Parnaíba, Litoral do Piauí — Foto: Felipe Cruz/ TV Clube

Os corpos dos irmãos Maria Eloá e Francisco Ayllan, de 4 e 6 anos, foram velados sob forte comoção na tarde desta terça-feira (18), no bairro Frei Higino, em Parnaíba, Litoral do Piauí. As duas crianças morreram após uma explosão seguida de incêndio na residência onde eles moravam com os pais. A irmã mais velha dos dois, Francisca Aylla, 7 anos, está internada em estado grave.

Por volta de 18h, os corpos serão levados para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, situada no Povoado Baixa da Carnaúba, Zona Rural de Parnaíba. O sepultamento irá ocorrer na manhã desta quarta-feira (19).

Da esquerda para a direita, os irmãos Maria Eloá, 4 anos - que morreu no incêndio -, Francisca Aylla, 7 anos - está internada -, e Francisco Ayllan, 6 anos - também faleceu. — Foto: Reprodução

O incêndio

O acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (17). A explosão aconteceu por volta das 22h, no quarto onde as crianças dormiam. Vizinhos já haviam afirmado que os irmãos estavam sozinhos em casa no momento. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não informaram se havia adultos no local, porque quando chegaram as crianças já tinham sido levadas ao hospital pelos vizinhos.

Segundo os bombeiros, os moradores relataram que perceberam a fumaça, quebraram portas e janelas do quarto e conseguiram retirar as crianças e o colchão incendiado antes da chegada dos bombeiros e levaram (por meios próprios) uma criança ferida ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Ainda segundo os vizinhos, uma das crianças ainda sofreu cortes na boca e no nariz, causando sangramento. Uma delas era asmática e acabou inalando muita fumaça, ficou inconsciente e foi reanimada pelos vizinhos. Eles utilizaram mangueiras e baldes pra conter o fogo.

Francisca Aylla, de 7 anos, está recebendo atendimento médico no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e os médicos aguardam estabilização em seu estado de saúde para que ela seja transferida a Teresina. As cidades ficam a cerca de 330 km de distância.

De acordo com informações do hospital, Aylla está em estado gravíssimo por ter inalado fumaça tóxica e está em ventilação mecânica, com uso de drogas vasoativas (noradrenalina e adrenalina), sem sedação, mas sem reflexo neurológico no momento.

O hospital afirma ainda que ela chegou ao local em parada cardíaca e foi reanimada por cinco minutos. A criança não tem comprometimento por queimaduras.

Causa do incêndio sob apuração

Ventilador teria explodido dentro do quarto, mas origem do fogo ainda não foi confirmada — Foto: Reprodução

Segundo os bombeiros, a origem do incêndio não foi identificada. A principal suspeita é de que um ventilador tenha incendiado no quarto onde os irmãos dormiam, mas a origem do fogo será determinada apenas após uma perícia.

Os bombeiros destacaram que não conseguiram apurar o ocorrido no local porque os moradores estavam no hospital com as crianças.

Eles adiantaram que não havia vestígios de explosão no quarto e que é possível que o fogo tenha sido apagado logo após ter iniciado. Não havia vestígios de fogo no teto e a estrutura do imóvel parece não ter sido afetada.

Irmãos dormiam no quarto que incendiou. Cama e colchão foram retirados de casa. — Foto: Felipe Cruz/TV Clube

Dificuldade em pedir socorro

Ainda segundo os bombeiros, os populares mencionaram dificuldade em acionar os telefones 193 e 192 (dos Bombeiros e do Samu), dizendo que haviam realizado várias tentativas, mas o telefone não chamava.

"Durante o dia, várias ligações e vários testes ao telefone 193 foram realizados, mas não foram identificados defeitos nas linhas, inclusive com o atendimento de outras ocorrências", relataram os militares.

Leia abaixo o comunicado do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde sobre a tragédia:

Nota oficial

A Direção do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e colaboradores manifestam profundo pesar e sua solidariedade à família pelo falecimento dos irmãos M.E. e F.A. que morreram após um incêndio na casa onde moravam no bairro Frei Higino.

Ainda durante a noite desta segunda-feira (17) todas as equipes do HEDA foram mobilizadas para ajudar no caso, mesmo com todos os esforços e todas tentativas de reanimação, infelizmente duas crianças não resistiram.

F.A., a irmã mais velha, está em estado grave e recebendo atendimento médico no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. A direção informou que está aguardando estabilização em seu estado de saúde para que ela seja transferida para unidade específica em Teresina.

Prestamos condolências aos familiares pelas perdas a Deus que conforte seus corações.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES