30/10/2022

Eleições 2022: Vereador é preso por transporte irregular e dois eleitores são flagrados tirando fotos nas urnas no Piauí

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PI), ao todo foram sete registros de crimes eleitorais.

Procurador Regional Eleitoral do Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha — Foto: Andrê Nascimento/g1 PI

Um vereador foi preso por transporte irregular de eleitores em Bom Jesus e dois eleitores foram flagrados tirando fotos nas urnas em Picos e Demerval Lobão, segundo balanço divulgado neste domingo (30) pelo Tribunal Regional Eleitoral. As ocorrências são referentes ao segundo turno das eleições 2022.

Segundo o procurador Regional Eleitoral do Piauí, Marco Túlio Lustosa Caminha, ao todo foram sete registros de crimes eleitorais, desde fotos na hora da votação, derrame de santinhos e prisão por transporte irregular de eleitores.

Em Bom Jesus, um vereador teria contratado um carro sem autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para transportar eleitores dentro do domicílio eleitoral.

"Ocorreu de forma tranquila na medida do possível. Não houve nenhum caso de corrupção eleitoral", avaliou.

Problemas nas urnas
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), 78 ocorrências foram registradas com urnas eletrônicas. Foi necessário ajustar data/hora, ajustar ou trocar papel/bobina, conectar bateria externa, reiniciar ou trocar urna eletrônica, utilizar mídia de contingência, trocar módulo impressor, usar bateria interna, entre outras soluções.

Foram substituídas 50 urnas no estado.

Operações da PRF
Conforme o procurador, a Polícia Rodoviária Federal informou no Piauí houve apenas uma fiscalização de rotina e que eleitores não foram prejudicados com ação.

"Eu confirmo que no Piauí não ocorreu abusos. O superintendente da PRF, inspetor Moreno, relatou os casos que ocorreram no estado, casos de autuações normais. Ele deixou claro que houve uma preocupação com criminosos aproveitar o dia da eleição, inclusive traficantes de drogas, poderiam haver facilitação já que a PRF não poderia parar nenhum carro. Eu disse que era assim que a PRF tem que agir. Se omitir seria prevaricação", disse.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES