27/10/2022

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ | SAÚDE: OUTUBRO ROSA

Secretaria municipal de saúde realiza ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.


A Secretaria de Saúde de Bom Princípio do Piauí vem realizando durante todo o mês de outubro diversas ações voltadas para a conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, em várias unidades de saúde do município. As mobilizações fazem parte da campanha do Outubro Rosa, celebrada anualmente em todo país.


Na manhã desta terça-feira (25/10), foi a vez das mulheres assistidas pela Unidade Básica de Saúde do povoado São Miguel, que participaram de um delicioso café da manhã, massagens e cortes de cabelos, além de consultas médicas e palestras ministradas pela assistente social Rita Sales, Dr. Roberto e pelo enfermeiro Cleiden Lira.


A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


O câncer de mama é o tipo mais comum que afeta mulheres em todo o mundo. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Nesta quarta-feira (26), as ações serão realizadas na Unidade Básica de Saúde Valdivino Batista de Moraes – UBS sede, situada no bairro 50.

Fonte: SECOM - PMBPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES