03/09/2022

PF prende acusado de sequestro e extorsão a servidores da Caixa, no Piaui

O preso é o sexto integrante de uma quadrilha especializada em extorsões mediante sequestro contra servidores da Caixa Econômica Federal do Piauí.

PF prende acusado de sequestro e extorsão a servidores da Caixa em Teresina (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (02), a prisão do sexto integrante de uma organização criminosa especializada em extorsões mediante sequestro contra servidores da Caixa Econômica Federal do Piauí. Outros 5 investigados foram presos na Operação Calceus, deflagrada no último dia 26 de agosto.

De acordo com a Polícia Federal, o homem estava foragido do sistema prisional do Piauí desde abril de 2021 e havia um mandado de prisão preventiva expedido contra ele pela Justiça Federal. Ele foi preso na cidade fronteiriça de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul, com apoio do serviço de inteligência da Polícia Penal do Piauí, da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS).

PF prende acusado de sequestro e extorsão a servidores da Caixa em Teresina (Foto: Divulgação)

Autuado por porte ilegal de arma de fogo e uso de documentos falsos, o criminoso ficará recolhido no sistema prisional do Mato Grosso do Sul, onde deve permanecer à disposição da Justiça do Piauí.

Operação Calceus
A investigação foi iniciada no ano de 2020 para apurar os crimes praticados por organização criminosa especializada em extorsões mediante sequestro contra servidores da Caixa Econômica Federal no estado do Piauí. Por intermédio de violência e grave ameaça contra os funcionários e suas famílias, a quadrilha conseguiu subtrair cerca de R$ 490 mil do cofre de agência bancária da CEF, na zona sudeste da capital piauiense.

Alguns meses após esse fato, os investigados foram responsáveis pelo sequestro de um gerente de outra instituição financeira em Teresina, ocasião em que a Polícia Civil do Piauí prendeu em flagrante parte do bando criminoso.

O nome da operação, Calceus, que significa sapato, refere-se à modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, na qual o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES