08/08/2022

Órgãos de saúde investigam mortes de centenas de pássaros no Norte do Piauí

Secretarias de saúde aguardam resultados dos exames das amostras da água e dos animais mortos.

Órgãos de saúde investigam mortes centenas de pássaros no Norte do Piauí — Foto: Créditos: Portal P2

A morte misteriosa de centenas de pássaros na zona rural de Milton Brandão, Norte do Piauí, vem intrigando moradores da região. O caso vem ocorrendo há cerca de duas semanas e passou a ser investigado pelos órgãos de saúde.

Os pássaros mortos foram encontrados próximo a um poço d'água. O problema tem afetado apenas as aves silvestres, não houve registro de mortes de criações, como porcos e galinhas.

Pássaros são encontrados mortos no Piauí — Foto: Créditos: Portal P2

O secretário municipal de saúde de Milton Brandão, João Batista, informou ao g1 que no dia 28 de julho a prefeitura solicitou acompanhamento do caso pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na sexta-feira (29), o secretário esteve com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Icmbio e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) visitando os locais onde os pássaros foram encontrados mortos. Na ocasião foram coletados amostras da água e dos animais.

"Precisamos saber se foi envenenamento ou doença das aves. Estamos aguardando o resultado dos exames, que deve sair no fim da próxima semana. Acreditamos que sejam aves migratórias, como pombos e rolinhas", declarou João Batista.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES