02/06/2022

Detran no Piauí começa a emitir novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A sede do órgão registrou movimentação tranquila no início da manhã desta quarta (1º).

Usuário mostra aplicativo usado para carteira de habilitação — Foto: Layza Mourão/g1 PI

O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) iniciou na manhã desta quarta-feira (1) a emissão novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seguindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 886. De acordo com o órgão, com a atualização, o condutor terá a opção de receber o documento somente de forma digital. Anteriormente, o documento obrigatoriamente era entregue na forma física.

Na sede, localizada no bairro Redenção, zona sul de Teresina, foi registrada uma movimentação tranquila no início da manhã. Em conversa com o g1, o motorista carreteiro Wallicy da Silva, que aguardava atendimento para renovação da habilitação, contou que a atualização demorou para acontecer.

“Eu acho que já tinha era passado do tempo, já é bem mais viável, é muito mais fácil, e pelo fato de você não ter mais que andar com o papel é muito cômodo. Pra mim, já estava era demorando isso” avaliou ele.

Dentre as mudanças citadas, o motorista ainda falou sobre a inclusão de informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista.

“Outra coisa que eu também achei interessante nessa nova habilitação é quem tem categoria A, categoria B vai poder o botar o AR, que é atividade remunerada, foi um avanço pra quem trabalha de moto-táxi, aplicativo. O digital veio pra ficar”, finalizou Wallicy.

Validade da documentação
O diretor de habilitação do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Ademar Silva, explica que a mudança não afetará a validade do documento, nem a contagem de pontuação do condutor.

“Tanto o modelo digital quando físico continuam válidos para todos os atos, como em aeroportos para viajar, para realizar concursos públicos, entre outras finalidades”, explicou Ademar Silva.

Segundo o órgão, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. Isso porque o modelo com identidade visual atualizada será emitido para motoristas que renovarem o documento ou solicitarem a emissão da segunda via.

Nome social, filiação afetiva e outros idiomas
Novo modelo de CNH (à esquerda), que começa a valer em 2022, e modelo antigo (à direita), que entrou em vigor em 2017 — Foto: Reprodução

Além de vir com códigos e sinais para evitar falsificações e adulterações, a nova identidade poderá conter informações como o nome social e a filiação afetiva.

Outra novidade é que a nova CNH terá a inclusão dos idiomas inglês e espanhol. Dessa forma, condutores que usarem o documento em outros países não precisarão solicitar modificações. No verso da CNH, além do QR Code, o documento também conterá código de leitura internacional de dados.

Entre as novas informações contidas no documento, no verso já constará quais tipos de veículos o condutor é apto a pilotar e um campo para anotação de possíveis restrições médicas.

“Isso facilitará a vida de quem usa a CNH para atividades remuneradas”, falou o diretor de habilitação do Detran-PI.

Fonte: Portal G1 PI
*Layza Mourão, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing