17/05/2022

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí inicia campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nacionalmente registrado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Bom Princípio do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com CRAS e em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA, Educação, Saúde e Ministério Público, iniciou nesta segunda-feira (16/05), a “Campanha Faça Bonito", com o intuito de promover a conscientização e mobilização de toda a sociedade sobre a gravidade da violência sexual na vida de crianças e adolescentes.


O evento foi realizado no pátio do Ginásio Teresinha de Jesus Marques Rabelo, na manhã de hoje, segunda-feira (16/05) e perdurará por toda a semana com várias ações e palestras voltadas ao tema, finalizando na sexta-feira 20 de maio.


Participaram do momento o Prefeito Lucas Moraes, a Promotora de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes Dra. Francineide de Sousa Silva, o Procurador do Município Dr. Antonio de Pádua, a Secretária de Assistência Social Rivany Carvalho, a Secretária de Educação Jacyrema Gouvêa, o Secretário de Comunicação Ed. Araujo, o Pe. Estevão Prond, Conselho Tutelar, a presidente do CMDCA Francisca das Chagas Freitas, Equipe do CRAS, Professores e Alunos.

Secretária Municipal de Assistência Social, Rivany Carvalho

A secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, destacou que o tema deve ser discutido não somente durante a semana, mas, por todo o ano. “A responsabilidade de garantir que crianças e adolescentes não sofram abusos ou exploração sexual, é de todos nós, tanto do poder público quanto da sociedade. Precisamos estar atentos à nossa volta, buscando sempre assegurar às nossas crianças e adolescentes a proteção e o devido acolhimento. A campanha também reforça o disque 100, número nacional para denunciar qualquer tipo de prática criminosa contra o público infanto-juvenil”, disse.

Promotora de Justiça, Dra. Francineide de Sousa Silva

A promotora de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes, Dra. Francineide de Sousa Silva, explicou a diferença entre Abuso e exploração sexual – “O abuso sexual acontece quando a sexualidade da criança ou adolescente é utilizada para a prática de atos de natureza sexual, já a exploração, ocorre pela utilização das crianças para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca”. Finalizou pedindo o apoio da sociedade e do poder público no combate a este tipo de crime, para evitar que meninos e meninas continuem sendo vítimas de abuso e exploração sexual.

Prefeito Lucas Moraes

O prefeito Lucas Moras, ao usar da palavra, frisou da importância de dar as mãos nesse momento e lutar juntos em defesa da integridade física e moral de cada criança e adolescente, para que não venham passar por esse tipo de constrangimento, “denunciem, não se calem, busquem apoio aos órgãos competentes, nesse momento ninguém soltará a mão de ninguém”, disse o gestor.

SOBRE A DATA:
O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 , em Vitória (ES), uma atrocidade chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos.

DENUNCIE
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, polícia militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, para o número 100.

Contato dos Conselheiros Tutelares de Bom Princípio do Piauí:

Ana Cleide - (86) 98156-9430

Ingrid - (86) 98194-1765

Luzimara Fontenele - (86) 98155-5823

Paizinha - (86) 98177-9174

Luciana - (86) 98147-3737

Antônio - (86) 98194-6017

Veja mais imagens:


SECOM - PMBPP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES