14/05/2022

Empreendedorismo: Carnaúba Valley, do Piauí, fica em 3º lugar em prêmio nacional

Projeto que incentiva fomento de negócios entre universitários disputou Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021


O Carnaúba Valley, projeto de fomento e incentivo à cultura empreendedora para estudantes da Universidade Estadual do Piauí, ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 12, em São Paulo, durante a programação da Bett Educar Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina. (Confira a lista dos vencedores clicando aqui)

Rodrigo Baluz, idealizador do projeto, ao receber o terceiro lugar (Fotos: divulgação)

Idealizado pelo professor doutor Rodrigo Baluz do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Parnaíba, o Carnaúba Valley é uma iniciativa que surgiu em 2019 para fomentar, por meio de apoio, treinamento, parcerias, ideias de estudantes que podem virar negócios. Desde a fundação do projeto, mais de 30 startups foram criadas.

Uma delas é a Ubiz Car, que atua no ramo de mobilidade urbana, faturou R$ 2 milhões em 2021 e hoje atende em sete estados do Brasil. Embora os donos da Ubiz Car, Alécio Cavalcante e Lucas Alencar, não tenham sido estudantes da Uespi, o Carnaúba Valley apostou na ideia dos empreendedores, o que mostra que o foco principal no projeto é fomentar o empreendedorismo, desenvolver negócios iniciais ou em andamento, estando ou não no ambiente universitário.

A expertise do Carnaúba Valley levou a entidade ser convidada para ser parceira do Governo do Piauí durante a instalação da ZPE de Parnaíba, em fevereiro. Ambos estão na gestão do Tech Export Hub, o primeiro hub de exportação de serviços e produtos de tecnologia do Brasil, que funciona dentro da ZPE. E, inclusive, é lá que estão discutindo a possibilidade de levar a tecnologia da Ubiz Car para o exterior.

Outro resultado da força do Carnaúba Valley é que graças ao projeto, a Prefeitura de Parnaíba está discutindo, com a Câmara Municipal, uma lei de inovação com vários benefícios para o setor de negócios, inclusive com parte do orçamento municipal sendo direcionado para o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo tecnológico.

A Ubiz foi uma das empresas apoiadas e incentivas pelo Carnaúba Valley

“Representar o Piauí entre os finalistas mostra que nosso estado converge para um avanço, para a construção de uma nova economia, agora baseada em inovação e tecnologia. Uma ação que nasce na Uespi Parnaíba e que transborda para toda região norte”, disse professor Rodrigo Baluz. O Carnaúba Valley foi vencedor de etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedor, em dezembro de 2021.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.

Fonte: Robert Pedrosa / PI Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES