24/05/2022

Detran-PI realizará primeiro concurso público do órgão com vagas em diversos cargos; confira prazos

O órgão informou que a expectativa é que o concurso seja realizado no primeiro semestre de 2023, com nomeação dos aprovados em agosto de 2023, conforme o acordo formalizado com o Ministério Público do Trabalho no Piauí.

Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: Mariana Alves/G1

O Departamento Estadual de Transito (Detran-PI) realizará o primeiro concurso público para preenchimento de vagas em diversos cargos. O órgão informou que a expectativa é que o concurso seja realizado no primeiro semestre de 2023, com nomeação dos aprovados em agosto de 2023, conforme o acordo formalizado com o Ministério Público do Trabalho no Piauí.

O MPT iniciou uma ação após constatar que o Detran-PI estava terceirizando serviços, que deveriam ser realizados diretamente por funcionários do órgão. Conforme o Ministério, os cargos como analista de trânsito, assistente de trânsito e agente de trânsito estão sendo terceirizados, implicando em pessoalidade e subordinação direta a prepostos do Detran.

"Não se podem considerar passíveis de terceirização aquelas funções cujas atividades somente podem ser executadas mediante subordinação direta ao ente tomador do serviço, caso verificado em relação aos três cargos", destacou o procurador do Trabalho, Edno Moura, autor da ação civil pública.

Durante audiência, o MPT e Detran firmaram um acordo e estabeleceram prazos o cumprimento das obrigações, entre elas, a realização do concurso público. Confira as datas estabelecidas:

Desligamento dos servidores terceirizados: até 31 de dezembro de 2023.
Resultado final: até o dia 29 de julho de 2023;
Nomeação dos aprovados: até o dia 31 de agosto de 2023

Em caso de não cumprimento do acordo, a multa pode chegar até R$ 1 milhão. Além disso, o Detran também deverá abster-se de celebrar contratos, convênios ou instrumentos congêneres, que tenham como objeto a terceirização de serviços que impliquem em pessoalidade e subordinação direta.

Quantidade de vagas não foram definidas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) informou que após reuniões e audiências com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procuradoria Jurídica do DETRAN e Justiça do Trabalho, foi firmado acordo para realização de concurso público para provimento de cargos nas funções de Analista de Trânsito, Assistente de Trânsito e Agente de Trânsito.

A quantitativo de vagas e a data efetiva do certame ainda foram definidas, tendo em vista a necessidade de elaboração de cronograma e estudo em conjunto com a Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (SEADPrev).

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES