04/05/2022

Cerco Fechado VII: Polícia Civil cumpre mandados e realiza 35 prisões no Piauí

Polícia Civil

A Operação Cerco Fechado VII, que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Civil do Piauí já prendeu 35 pessoas, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Campo Maior e Valença do Piauí.

A operação está sendo realizada com o objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em várias regiões do Piauí e estão relacionados à prática de diversos tipos de crime. Até o momento já foram realizadas 35 prisões.

“Essa operação visa cumprir mandados de prisão por crimes graves, violentos, como por exemplo, o tráfico, o roubo, o latrocínio e o homicídio. Visa também retirar de circulação pessoas que são costumaz violadoras da lei, que reiteradamente estão praticando crimes. Conseguimos totalizar 35 prisões, a operação está sendo uma grande sucesso e visa diminuir o índice de criminalidade e violência no estado do Piauí”, afirmou o delegado Matheus Zanatta, da Gerência de Polícia Especializada (GPE).

Polícia Civil

O delegado disse que essa é a sétima edição da operação que visa diminuir os índices de criminalidade do estado.

“Estamos na sétima edição, vamos fazer mais edições pois toda vez cumprimos vários mandados de prisão e tem uma redução dos índices de violência. Essa operação é muito importante, pois cumprimos mandados de prisão por crimes graves, e quem ganha com isso é a população. Importante frisar que esse não é um trabalho só da Polícia Civil, mas do Ministério Público e do Judiciário”, destacou.

Mais mandados devem ser cumpridos até o final do dia. "Devemos ter vários mandados de prisão até o final da tarde. Existe uma expectativa de aumentar o numero de prisões em flagrante e de cumprimento de mandados de prisão", explicou.

Durante o cumprimento dos mandados da Operação Cerco Fechado VII, deflagrada na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil prendeu um casal com cerca de R$ 10 mil na zona Sul de Teresina. Com os suspeitos, os policiais também apreenderam uma arma de fogo e drogas.

“A Depre prendeu um homem e uma mulher que se encontravam com uma quantidade de aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro, com pistola, droga, aqui em Teresina, na zona Sul, então a operação tem sido bem sucedida”, explicou o delegado.

Além de Teresina, a polícia também realiza diligências da 7ª fase da operação Cerco Fechado em diversos municípios do Piauí. Até por volta das 9h da manhã, 30 mandados de prisão já haviam sido cumpridos, além de vários mandados de busca e apreensão.

“Estamos com uma participação bem efetiva do interior, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Campo Maior, a região de Valença também tem participado bem dessa operação, todo mundo focado, tentando melhorar a Segurança Pública”, pontua.

Sobre a cidade de Parnaíba, onde a Polícia atua diretamente no combate as facções criminosas do litoral, Luccy Keiko ressalta que ainda aguarda o resultado da operação no município.

“Ainda estamos esperando o retorno da operação de hoje, Parnaíba está com uma participação muito boa, lá nós temos também uma força integrada, integrada composta com a Polícia Federal, PRF e PM e a gente não pode baixar a guarda e continuar realizando essas operações para ir combatendo a criminalidade violenta”, pontua.


Luccy Keiko acrescenta ainda que segue dialogando com o Poder Judiciário e Ministério Público para que os indivíduos presos durante a operação cumpram com suas sentenças e não sejam soltos, principalmente com o objetivo principal de desarticular facções criminosas no estado.

“Como essas prisões são referentes a mandados, a maioria delas, esses presos vão passar por uma audiência de custódia, mas dificilmente serão soltos. E a gente vem sempre dialogando, dialogamos a poucos meses com o Poder Judiciário e com o Ministério Público conjuntamente para que se dê uma atenção também aos crimes praticados por essas facções criminosas que realmente hoje é o principal problema que nós enfrentamos”, informa.

O cumprimento dos mandados da Operação Cerco Fechado VII deve continuar até o final do dia e a Polícia espera que novas prisões sejam efetuadas ao longo dessa manhã.

“Já cumprimos 30 mandados, há equipes ainda em diligências e acredito que até o final da manhã a gente tenha esse número atualizado”, finaliza o delegado-Geral.

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (03) a Operação Cerco Fechado VII, com objetivo de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, na capital e no interior do Estado. Os mandados estão sendo cumpridos em várias regiões do Piauí e estão relacionados à prática de diversos tipos de crime.

Até o momento, pelo menos 30 mandados de prisão foram cumpridos. Segundo o Delegado Geral, Lucy Keiko, os alvos da operação são pessoas acusadas da prática de crimes violentos, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.

"Estamos na sétima fase da operação Cerco Fechado. Essa fase está se concentrando na repessão à criminalidade violenta, roubos, latrocínio, homicídios, tráfico de drogas. Nos reunimos e fizemos o planejamento. A gente vem dando cumprimento a esses mandados para tirar de circulação esses individuos. A operação tem esse foco, que é reduzir a criminalidade violenta", destacou o delegado geral.


As Operações Cerco Fechado estão acontecendo desde 2019 com realização de fiscalizações, barreiras, prisões e apreensões.


Natanael Souza, Rebeca Lima e Tiago Melo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES