15/04/2022

Revolução de Pedro Manta para Parnahyba ir à final tem foco na defesa com queda de 80% em gols sofridos

Antes, Tubarão sofria dois gols por jogo. Com técnico, média fica abaixo de 1/partida. Treinador cita resiliência para transformar ambiente: “Melhoramos autoestima, e deram a volta por cima”

Pedro Manta - técnico do Parnahyba — Foto: TV Clube

Finalista do Campeonato Piauiense em 2022, o Parnahyba passou por uma revolução para chegar até a decisão. Com pré-temporada problemática e duas goleadas sofridas nas primeiras rodadas, além de dois placares de 5 a 0 no decorrer do estadual, o Tubarão conseguiu avançar para o jogos da taça após uma transformação defensiva feita por Pedro Manta. Com o técnico, o Azulino reduziu em 80% a quantidade de gols sofridas e pôde construir uma arrancada incrível.

No começo da temporada, o treinador escolhido pela diretoria azulina foi Vladimir de Jesus. Ele comandou o time na pré-temporada e no início do estadual. À frente do Parnahyba, realizou nove partidas e deixou o clube na 5ª colocação na tabela de classificação do Piauiense. A sua demissão foi consumada após a derrota por 5 a 0 para o 4 de Julho, em Piripiri. Confira o desempenho do time abaixo.

Vitórias: 3 (contra Corisabbá, Flamengo-PI e Oeirense)
Empates: 2 (4 de Julho e River-PI)
Derrotas: 4 (duas vezes para Fluminense-PI, Altos e 4 de Julho)
Gols marcados: 10 (média de 1,1 por partida)
Gols sofridos: 20 (média de 2,2 gols por partida)
Aproveitamento: 41% dos pontos

Vladimir de Jesus — Foto: Lucas Marinho

O nome escolhido pela cúpula do Tubarão para assumir o cargo foi o de Pedro Manta.

O treinador comandou o time, até o momento, em sete partidas. Com ele no comando, o cenário mudou. O clube encerrou a primeira fase do Piauiense na terceira colocação, consequentemente, avançando para as semifinais e logo em seguida para a decisão.

Seu grande mérito foi conseguir com que a defesa deixasse de ser vazada. Manta conseguiu reduzir em 80% a quantidade de gols sofrida pelo Azulino. Se antes, seu antecessor levou 20 gols, o novo técnico levou quatro, dois deles contra o Altos na semifinal.

Vitórias: 5 (Corisabbá, Flamengo-PI, Oeirense, River-PI e Altos)
Empates: 1 (com o Altos na fase de classificação)
Derrotas: 1 (jogo da volta das semifinais)
Gols marcados: 11 (média de 1,57 por partida)
Gols sofridos: 4 (média de 0,57 gols por partida)
Aproveitamento: 76%

Em entrevista, após eliminar o Jacaré, em Teresina, o treinador Pedro Manta exaltou o feito conquistado e revelou que realizou um trabalho mental, junto com o tático, no elenco desde sua chegada.

— Desde o momento que a gente assumiu a gente melhorou a autoestima. Este grupo deu a volta por cima. Um grupo que era desacreditado no início, mas deram a volta por cima. Uma resiliência grande — afirmou Pedro Manta.

— A gente sempre disse a verdade, motivamos na hora certa. A gente trabalhou muito o mental. E dentro de campo também. Tem que ter essa química entre jogador, treinador e comissão — completou.

Parnahyba — Foto: Arthur Ribeiro

O próximo desafio do Parnahyba será na próxima quarta, pelo primeiro jogo da grande final do Campeonato Piauiense. O Tubarão irá encarar o Fluminense-PI, às 16h, no estádio Pedro Alelaf, no litoral.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES