08/04/2022

Desembargador Erivan Lopes toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

O desembargador substitui José James Pereira, que deixou o cargo na quarta-feira (6), devido ao encerramento do seu biênio 2020/2022.

Desembargador Erivan Lopes toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1

O desembargador Erivan Lopes tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), na Nova Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), localizada no Bairro São Raimundo, Zona Sudeste de Teresina.

Erivan Lopes substitui o desembargador José James Gomes Pereira, que deixou o cargo na quarta-feira (6), devido ao encerramento do seu biênio 2020/2022, como líder da Justiça Eleitoral piauiense.

O desembargador destacou a importância das redes sociais para o pleito, assim como o risco do uso desse espaço para a disseminação de notícias falsas. Ele destacou que o TSE tem buscado contato com a redes sociais para reforçar o combate às mentiras online.

"A mídia social é importante porque ela populariza, coloca todo o povo dentro da mídia. Mas as fake news são uma coisa que nós temos que lutar contra elas. O próprio Tribunal Superior Eleitoral está aí procurando as grandes plataformas, para corrigir isso, que é uma coisa difícil de corrigir. Porque todo tem acesso à mídia social, todo mundo tem um grupo de WhatsApp, Facebook, Twitter. Enfim, é muito difícil controle da mídia", disse.

Desembargador Erivan Lopes toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/ g1 Piauí

Na verdade, os desembargadores "trocaram" de cargos. Isso porque no biênio 2020/2022 Erivan Lopes era vice de José James Pereira, que, a partir desta sexta, será o vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Ambos foram eleitos em fevereiro deste ano, para o biênio 2022/2024. A escolha se deu por meio de votação aberta colhida entre os sete integrantes da Corte Eleitoral, em sessão administrativa extraordinária por videoconferência.

Os concorrentes aos cargos citados foram indicados ao TRE-PI pelo plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em votação realizada pela própria corte em novembro de 2021.

Sobre os desembargadores
Erivan José da Silva Lopes é piauiense, nascido em Santo Antônio de Lisboa, tem 54 anos, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e ocupa o cargo de desembargador do TJ/PI desde o ano de 2009.

José James Gomes Pereira é piauiense, nascido em Parnaíba, tem 69 anos, formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e ocupa o cargo de desembargador do TJ/PI desde o ano de 2008.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES