11/03/2022

Prefeito Mão Santa retira Parnaíba da microrregião de saneamento devido ao péssimo serviço da Agespisa


O prefeito Mão Santa determinou a retirada do município de Parnaíba da chamada “microrregião de saneamento básico do Estado do Piauí” por se tratar de um projeto que em nada atende aos interesses da cidade e sobretudo não dá suporte as reais necessidades da população parnaibana.

A referida microrregião foi recebida como uma imposição do Governo do Piauí que despreza a autonomia dos municípios garantida pela Constituição. Caso Parnaíba não fosse retirada, o município teria que sujeitar seus interesses próprios à vontade coletiva do Estado do Piauí.

O Governo do Piauí nem sequer forneceu tempo hábil para avaliação do projeto e muito menos deu garantias, tais como se a regionalização vai garantir acesso a recursos federais, se existe viabilidade técnica e econômica, se estará passível de interferência política, dentre inúmeras outras.

O entendimento do prefeito Mão Santa é de que o projeto retira a autonomia de Parnaíba para tratar a questão do abastecimento de água e esgotamento sanitário e ainda coloca nas mãos do Governo uma prerrogativa que o mesmo já se mostrou incompetente, como prova o péssimo serviço que tem sido prestado pela Agespisa na cidade.

O órgão gerido pela administração estadual arrecada cerca de R$ 4 milhões por mês em Parnaíba e entrega ao parnaibano um péssimo serviço com constante falta de água (as vezes por dias) além de um sistema de esgoto precário. A Prefeitura Municipal tem tentado na justiça tomar a frente e assim buscar uma melhora do abastecimento.

SupCom - PMP
Por Daniel Saturnino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES