20/03/2022

Homem morre eletrocutado ao encostar em poste, no Piauí

A Equatorial Piauí informou que foi detectado na rede do local um equipamento de proteção diferente do instalado pela empresa.

Homem morreu eletrocutado ao encostar em poste energizado na zona rural - Foto: Reprodução

Um homem identificado como Raimundo Teixeira da Silva, de 37 anos, mais conhecido como ‘Raimundinho’, morreu eletrocutado na manhã de sábado (19), na localidade Lagoa Grande, na zona rural da cidade de Palmeira do Piauí, no Sul do estado.

De acordo com informações do seu amigo ao Portal Ponto X, Aroglei, eles estavam “campeando” - termo usado para procurar gado dentro do mato - quando ao passar próximo a um poste de energia que apresentava um problema, ele recebeu a descarga elétrica. Ainda segundo Aroglei, o cavalo também recebeu o choque, caiu e depois levantou e saiu correndo, já Raimundinho, ficou caído no local.

Ele ainda tentou uma massagem cardíaca, porém Raimundo não demonstrava reações. O braço da vitima chegou a queimar devido a descarga elétrica.

Por sorte a tragédia não foi ainda maior, já que Aroglei e seu filho ao ver o amigo caído no chão, não perceberam que se tratava de um choque elétrico e imediatamente tentaram socorrer a vitima, o filho de Aroglei, ainda recebeu um pequeno choque na mão ao se aproximar de Raimundinho. Segundo informações, um isolador do fio da alta tensão se rompeu, o fio então ficou encostado a um pontalete de ferro, energizando o poste.

Moradores e fazendeiros contam que existe um perigo constante na região e que chegam a ficar até cinco dias sem energia devido a falta de manutenção na rede elétrica da Lagoa Grande. Um fazendeiro disse que passou no local onde Raimundinho morreu alguns dias atrás e percebeu o problema. “Passamos aqui neste local há três dias, e percebemos que era perigoso passar ali, um vaqueiro chegou a receber uma pequena descarga.”

A Polícia Civil foi acionada, e realizou a perícia no local do incidente, o laudo deverá sair em 10 dias conforme o delegado da Polícia Civil, Jussier Santos, a empresa Equatorial foi imediatamente comunicada, pois havia risco de outras pessoas também receberem a descarga. Uma equipe compareceu no local e fez os reparos necessários.

Em nota enviada à reportagem, a Equatorial Piauí informou que foi detectado na rede do local um equipamento de proteção diferente do instalado pela empresa, resultado de provável intervenção de terceiros na rede elétrica, o que deixou o circuito energizado.

Confira a nota completa:
A Equatorial esclarece que na manhã deste sábado (19), após fortes descargas elétricas no município de Palmeira do Piauí, um acidente vitimou um homem após tocar em uma estrutura energizada, danificada em função de uma das descargas, na comunidade Lagoa Grande, área rural da cidade.

A Distribuidora foi acionada logo após o acidente, por volta das 10h39, e enviou, em caráter de urgência, equipe para atendimento emergencial na região. Os técnicos realizaram o isolamento da área e prestaram todo o apoio necessário para as autoridades no local.

A distribuidora aguarda o resultado da perícia, e reforça que foi detectado na rede do local um equipamento de proteção diferente do instalado pela empresa, resultado de provável intervenção de terceiros na rede elétrica, o que deixou o circuito energizado, apesar do defeito. A empresa acompanha o trabalho de investigação e já acionou a delegacia de Bom Jesus para registro de boletim de ocorrência.

Houve interrupção no fornecimento de energia, sendo o serviço normalizado parcialmente por volta das 15hrs. As equipes continuam trabalhando hoje para normalizar 100% dos consumidores, após o renivelamento dos cabos e demais reparos necessários na rede.

A Distribuidora lamenta o ocorrido e reforça que somente profissionais habilitados podem intervir na rede elétrica. Além disso, orienta que as pessoas não se aproximem de condutores ou estruturas da rede elétrica no solo, e que, ao se deparar com situações como esta, registrem a demanda o mais rápido possível nos canais oficiais da empresa para que a ocorrência tenha atendimento prioritário.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES