10/02/2022

Tartarugas marinhas: primeira ninhada do ano é registrada por Instituto em Luís Correia

Fotos: Reprodução/Instituto Tartarugas do Delta

O Instituto Tartarugas do Delta registrou nessa quarta-feira (09), o nascimento dos primeiros filhotes de tartaruga marinha da temporada de 2022. De acordo com a bióloga e vice-presidente do Instituto, Verlane Magalhães, foram 89 filhotes da espécie tartaruga-de-pente soltos no litoral do Piauí.

Os filhotes nasceram na praia Peito de Moça e sua caminhada em direção ao mar foi registrada pelos responsáveis do Instituto. Segundo a vice-presidente, no momento são 50 ninhos de tartarugas em desenvolvimento no litoral do município de Luís Correia e os filhotes deverão nascer até abril.

“São 50 ninhos em desenvolvimento registrados nas praias. O período dura cerca de 51 dias e a previsão para nascerem é até 10 de abril”, conta Verlane Magalhães.


Ainda de acordo com a bióloga, o período de reprodução das tartarugas ocorre entre os meses de dezembro até agosto. Nesse tempo, o Instituto Tartarugas do Delta realiza o monitoramento da desova dos ninhos nas praias. A estimativa é que 14 mil filhotes de tartarugas sejam liberados no mar neste ano.

“Do período de dezembro até agosto é quando ocorre o período de reprodução. Até agosto a gente vai está liberando filhotes, a estimativa por temporada é soltar 14 mil filhotes” acrescenta.

Alerta
Verlane Magalhães também faz um alerta aos turistas e população sobre os cuidados nas praias de Luís Correia em que são consideradas áreas de berçário de tartarugas marinhas.

“A gente está anunciando que os ninhos estão nascendo para as pessoas se ligarem que a aérea é de berçário de tartarugas e ali tem ninhos. Não pode jogar lixo, colocar carros na praia, a iluminação incorreta prejudica”, destaca a vice-presidente.

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES