20/01/2022

Criminosos usam site falso de bombeiros civis para aplicar golpe, no Piauí

Bandidos divulgam nas redes sociais um QR Code e um PIX para receber doações em dinheiro e Defesa Civil alerta que é golpe.

Golpe: bandidos divulgam site para PIX em nome de bombeiros civis em Teresina — Foto: Reprodução PMT

A Secretaria Municipal Defesa Civil (Semdef) fez nesta quinta-feira (20) um alerta para a população, porque criminosos estão tentando aplicar golpes usando as redes sociais para pedir dinheiro, em nome do Corpo de Bombeiros Civil de Teresina.

Segundo o órgão, eles divulgaram nas redes um “site” falso, com o uso de QR Code na imagem e solicitavam doações, através de PIX, em nome dos Bombeiros.

A Defesa Civil Municipal, através dos bombeiros civis, informou que não recebe nem solicita doações em dinheiro ou através dos canais de transferências monetárias (PIX, depósito, transferências bancárias ou outras formas similares).

“Infelizmente mesmo em momentos de desastres como este, existem pessoas aproveitando-se da solidariedade da população e aplicado golpes em nome de instituições sérias”, alertou o gerente de operações da Semdef, Marcos Rolf.

A corporação identificou a fraude e está em alerta sobre os possíveis golpes.

“A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Civis trabalham em parceria e, caso tiver alguém solicitando PIX ou qualquer outra forma de transferência bancária ou doação em dinheiro diretamente, não é em nome das instituições”, afirma o gerente.

A Delegacia de Crimes Virtuais foi acionada para investigar e identificar os criminosos.

Doações físicas
A Defesa Civil recebe somente doações de produtos através da #SOSTeresina para as famílias prejudicadas com as enchentes e ficaram desabrigadas. São aceitos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores, roupas, calçados e agasalhos.

As doações podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) que fica localizada na Rua Amapá, nº 160, bairro Ilhotas, por trás do Círculo Militar Clube De Teresina no horário das 7h às 17h.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES