28/12/2021

Vazão do Rio Parnaíba em Uruçuí está três vezes acima do esperado, diz CPRM

Rio Parnaíba sobe 8 metros em Uruçuí, no Sul do Piauí — Foto: Luis Netto/ Netto Fotografia

A vazão do Rio Parnaíba em Uruçuí, município ao Sul do Piauí que vem sofrendo com as inundações devido às fortes chuvas na região, está três vezes acima do esperado para esta época do ano. É o que mostram os dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Roberto Fernandes, engenheiro hidrólogo do órgão, explicou ao Cidadeverde.com que este quadro é intensificado pelo aumento da vazão dos dois principais afluentes do Velho Monge, os Rio da Balsa e o Rio Uruçuí Preto.

“Nos últimos eventos ele [Rio Parnaíba] sofreu uma elevação muito grande e atualmente ele está com uma vazão duas vezes maior do que o esperado para esse período. Situação semelhante ao Rio Uruçuí Preto, três vezes acima do esperado para essa época do ano [...] O Rio das Balsas tem o mesmo comportamento, está praticamente quatro vezes acima da vazão normal. Quando juntamos tudo, vamos ter algo próximo de uma vazão três vezes acima da esperada para este período na cidade de Uruçuí", pontuou o especialista.

Fernandes ainda afirmou que as informações da estação de monitoramento mais próximo da cidade, na localidade Sítio Velho, mostram que o nível do Rio Parnaíba neste momento é de 4,37 metros, quando o registrado normalmente neste período seria 3,05 metros.

"Na região de Uruçuí temos valores variando de 258mm a 134 mm no acumulado de três dias, que é o maior volume se a observamos toda região da bacia, inclusive a faixa mais ao Norte. Essa concentração de chuvas de grande volume e intensidade favoreceu o aumento do nível dos rios que passam nessa região [...] essas chuvas concentradas fez com que os rios se comportassem de maneira muito acima do esperado”, comentou.

A expectativa do CPRM, no entanto, é de que a vazão e nível dos rios diminua e volte lentamente ao patamar de equilíbrio nos próximos dias, porém, ressalta que os boletins emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são de alerta de chuvas fortes.

“A tendência é de equilíbrio, para começar a baixar devagarzinho, mas se chover forte nas próximas horas essa situação pode reverter, por isso não temos como dar um prognóstico de quanto tempo vai ficar inundado, se vai demorar muito ou não, porque vai depender de quando vai ficar as chuvas. Infelizmente vamos ter que aguardar, por isso a importância da mobilização da Defesa Civil", conclui o enegnheiro.

Por conta desta situação no Sul do Piauí, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) afirmou que considera abrir as comportas do reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe, que atingiu recentemente 66,7% da sua capacidade.

Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES