23/12/2021

Polícia prende líder de “lanceiros” que atuam no Piauí

Foto: Nataniel Lima / Cidadeverde.com

A Polícia Civil do Piauí, por meio da delegacia do 1º Distrito Policial, prendeu na manhã desta quinta-feira (23) Ismael Carlos Vieira, apontado como líder de “lanceiros” que atuavam no Centro de Teresina.

Lanceiros são pessoas que andam em grupo e distraem o pedestre para furtar pertences, como celulares, carteiras e dinheiro.

De acordo com o delegado Sérgio Alencar, titular do 1º DP, Ismael era responsável por transportar os lanceiros de Timon (MA) para o Centro de Teresina.

“Ele deixava o grupo no Centro de Teresina e vinha buscar ao final do expediente bancário. O grupo ia para a casa do Ismael e lá dividiam o que tinham conseguido apurar mediante atos criminosos”, destacou o delegado.

Os crimes praticados por esse grupo eram principalmente estelionato, roubo e furto.

“E as principais vítimas dos lanceiros eram os idosos, mulheres grávidas e pessoas vulneráveis que estão pelo Centro de forma distraída. Eles agem dentro de agências bancárias, paradas de ônibus e em lugares de grandes aglomerações de pessoas”, completou o delegado.

Na casa de Ismael Carlos Vieira, os policiais encontraram aproximadamente 20 máquinas de cartão que eram utilizadas pelos lanceiros para realizarem transações bancárias nos cartões de crédito e débito que eram furtados ou roubados durante a ação do grupo.

“Muitas pessoas, principalmente idosos, andam com seus cartões com senhas. Então, esses criminosos utilizam essas máquinas para realizarem transações para as contas deles ou para pagarem boletos”, explicou o delegado Sérgio Alencar.

O delegado afirmou também que atuam em Teresina cerca de 50 lanceiros e que todos já estão catalogados pela Polícia Civil, que espera prender até o final do ano boa parte deles.

Orientações à população

O coordenador geral de operações da Polícia Militar, coronel Raimundo Rodrigues, também orienta à população no momento da realização das compras de fim de ano.

A primeira orientação da Polícia Militar é que as pessoas fiquem atentas, que guardem os seus objetos em local seguro, no momento que forem ingressar no transporte coletivo que coloquem o objeto, sua bolsa a frente do corpo e que não deixem nem celulares, objetos de valor no interior de seus veículos e que realizem suas compras da melhor forma possível.


Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES