21/12/2021

Instabilidade: Sistema do Detran Piauí sofre série de ataques hackers

O presidente da ATI, Antônio Torres, informou que o caso também foi levado a Polícia Civil e nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado.

Instabilidade: Sistema do Detran Piauí sofre série de ataques hackers (Foto: Meio Norte)

O sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN) sofreu uma série de ataques hackers ao longo desta semana, provocando instabilidade no acesso. Só na manhã desta segunda-feira (20), foi registrado três ataques cibernéticos. Os sistemas do Governo do Estado também estão sendo impactados com os episódios.

De acordo com o diretor técnico da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), Luciano Aguiar, o sistema está passando por um processo de migração e, devido aos ataques, o cronograma de execução sofreu atrasos. O novo sistema, que já está em fase de testes, terá as mesmas funcionalidades, entretanto, com melhorias.

“Estamos vivendo uma fase de mudanças tecnológicas. O Detran ele tinha um sistema muito antigo, de mais de 30 anos. A máquina onde roda esse ambiente era muito lenta, que não tinha mais suporte, peças e nós fomos obrigados a mudar esse sistema do Detran. Desde então, tem mais de um ano que a equipe da ATI e empresas contratadas trabalham arduamente na migração desse sistema, que é desenvolver um novo código. Ao longo da semana, tiveram que fazer alguns atrasos no cronograma de execução, pois houveram ataques hackeres ao longo da semana que impactaram nisso”, diz

Dinâmica dos ataques
Conforme Luciano Aguiar, milhões de computadores “zumbis” acessam os sistemas do governo do Estado simultaneamente, sobrecarregam o link de acesso.

“Usuários de fora não conseguem acessar os sistemas que estão hospedados na ATI, somente os usuários do governo acessam, com o sistema do governo. No momento do ataque ele sobrecarrega o link e ninguém consegue acessar o sistema A ATI, pensando nesses ataques constantes, já está em fase de implantação de outras soluções de segurança, que vai atenuar e até resolver”, finaliza.

O presidente da ATI, Antônio Torres, informou que o caso também foi levado a Polícia Civil e nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado.

Fonte: Portal Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES