15/11/2021

PRF apreende cerca de 23,43 m³de madeira sendo transportada ilegalmente no Piauí

PRF apreende cerca de 23,43 m³de madeira sendo transportada ilegalmente.


A madeira, que sairia do Piauí e teria como destino a cidade de Jandaíra/BA, estava desacompanhada de documentação ambiental válida. Esse volume de madeira equivale a dimensão de mais de um campo de futebol em área desmatada em região de caatinga.

Policiais Rodoviários Federais realizaram na noite de ontem (13), a apreensão de 23,43 m³ de madeira que estava sem a devida documentação ambiental válida. A ação aconteceu na cidade de Piripiri/PI na BR 343.

Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram um veículo de carga SCANIA/P 310 B8X2 conduzido por um homem de 33 anos. Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências, já que a quantidade apresentada estava acima do declarado, restando carga sem está acobertada com documentos fiscais e ambientais

O condutor, inicialmente, não sabia informar com precisão o local de carregamento da madeira, nem a rota utilizada, mas depois confessou que carregou em Cocal/PI, confirmando a fraude na origem da madeira, pois na documentação constava que o carregamento havia saído de Coreaú/CE. Além disso, ele confirmou que não chegou a passar pelo Posto Fiscal do CE/PI, que não possuía documentação fiscal válida e não recolheu nenhum imposto.

O homem foi enquadrado no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Piripiri/PI para prestar esclarecimentos da prática delituosa. Além disso, será feita a apuração pelo Ministério Público Estadual de possível envolvimento das empresas emissoras dos documentos apresentados e do proprietário da carga e do veículo.

PRF -PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES