22/10/2021

Prefeitura apoia projeto de Associação dos Surdos e cederá imóvel para primeira Escola Bilíngue voltada à Libras em Parnaíba


A Prefeitura de Parnaíba está apoiando a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba no encaminhamento do projeto elaborado pela instituição que tem como objetivo principal a criação da primeira Escola Bilíngue de Parnaíba. Para tanto, o prefeito Mão Santa se comprometeu a ceder um imóvel do município que vai abrigar o local onde os surdos terão a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A presidente da associação, dona Lindalva Santos, explica que há anos trabalha na elaboração do texto, em parceria com um professor doutor em libras da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR. O projeto em questão está alinhado com os mais rigorosos padrões de ensino de língua de sinais em em todo o mundo, bem como segue as diretrizes da legislação brasileira, com destaque para lei recém sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 03 de agosto deste ano.

Dona Lindalva explica ainda que é inviável apenas a disponibilização de professores de libras nas escolas públicas, sem que antes os surdos estejam preparados. Segundo ela, existe um caminho a ser percorrido. E é por isso que a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Educação estão dando todo suporte ao projeto da associação. Já na próxima segunda-feira (26) o documento será protocolado para que depois seja encaminhado a apreciação da Câmara Municipal.

Com isso, a comunidade dos surdos de Parnaíba, seus familiares e toda a sociedade serão beneficiados. “É como se fosse uma alfabetização, necessário que o surdo faça antes de ir pra sala de aula. Já tentaram no passado apenas colocar professores de libras nas escolas, mas muitos surdos se evadem porque não estão preparados”, explica dona Lindalva. Ela destaca que as ações voltadas aos surdos, seja no âmbito da educação ou outro, devem ser feitas com a participação das associações, conforme determina a lei federal, que será seguida pela Prefeitura de Parnaíba.

SupCom - PMP
Por Daniel Saturnino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES