19/10/2021

PI: centro de Zoonoses intensifica captura de morcegos após caso de raiva confirmado

No domingo (17), foram capturados morcegos hematófagos, conhecidos como 'morcegos vampiros', na periferia da Santa Teresa, zona rural da cidade.

Policia Ambiental intensifica captura de morcegos após primeiro caso de raiva ser confirmado em Teresina — Foto: Reprodução

O Centro de Zoonoses de Teresina intensificou a captura de morcegos para confirmar casos de raiva nesses animais. Dos morcegos hematófagos, conhecidos como 'morcegos vampiros', foram capturados nesse domingo (17) na periferia da Santa Teresa, zona rural da cidade.

O gerente de Zoonoses, Paulo Marques, explicou que o trabalho foi intensificado após o primeiro caso de raiva canina ser confirmado na capital após 27 anos. De acordo com ele, os morcegos são os transmissores da doença e por isso a captura dos animais para exames.

Segundo Paulo Marques, outros morcegos capturados antes deram positivo para raiva silvestre, menos agressiva e diferente da raiva canina, considerada uma variante do vírus.

"Esses casos de raiva silvestre não tem ligação com a raiva canina. São colocadas armadilhas para capturar esses animais, que serão submetidos a exames", comentou.

Raiva em Teresina após 27 anos
No começo do mês, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou o registro de um caso confirmado de raiva canina após 27 anos. O animal foi sacrificado depois de morder uma mulher no bairro Aroeiras, Zona Leste da capital.

A mulher mordida pelo cachorro está em casa e faz o tratamento no Hospital da Primavera, Zona Norte da cidade. Em seres humanos, os sintomas da raiva podem demorar até 45 dias para se manifestar.

Vacinação contra raiva — Foto: Reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses de Teresina iniciou a vacinação antirrábica de emergência nos animais que residem na região onde foi registrado o caso de raiva canina. A imunização ocorreu através de agendamento de forma domiciliar e em dois postos do bairro. Segundo o gerente de Zoonoses, foram vacinados mais de 3 mil animais.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES