27/10/2021

Família aguarda há mais de 20 horas para enterrar bebê por falta da certidão de óbito emitida pelo hospital no Piauí

O Hospital Tibério Nunes informou que motivo da demora para emissão da certidão de óbito seria porque durante a troca de plantão a equipe responsável teria 'esquecido' de emitir o documento.

Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano — Foto: Ascom/Sesapi

Uma família aguarda há mais de 20 horas para enterrar o corpo de uma bebê, que morreu na barriga e o parto foi realizado na madrugada desta terça-feira (26), em Floriano, Sul do Piauí. A demora seria pela falta da certidão de óbito pelo Hospital Tibério Nunes, onde a criança nasceu.

Maria Divina, tia da bebê, contou que a criança se chamaria Maria Cecília e o corpo foi liberado por volta das 4h. Os familiares já haviam organizado caixão e a vaga no cemitério, porém faltava a certidão de óbito que deveria ter sido emitido pelo hospital.

Conforme a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, após a morte de uma pessoa, o registro de óbito deve ser feito imediatamente, antes do sepultamento.

O Hospital Tibério Nunes informou que motivo da demora para emissão da certidão de óbito seria porque durante a troca de plantão a equipe responsável teria 'esquecido' de emitir o documento. A documentação foi entregue para a família somente por volta das 17h30 desta terça-feira.

Pela demora na emissão do documento, o enterro foi reagendado para 7h desta quarta-feira (27). Conforme o laudo, a criança morreu de parada cardíaca.

Segundo a tia, a mãe da bebê estava de 34 semanas de gestação. Ela sentiu fortes dores ainda no sábado (23) em Baixa Grande do Ribeiro, onde mora, e procurou um hospital.

"O médico informou coração da bebê não estava batendo e mandou ela para Floriano. Somente na segunda-feira fizeram uma ultrassom e o exame confirmou que a bebê faleceu ainda na sexta-feira. A partir daí iniciou o trabalho para induzir o parto normal, que ocorreu por volta das 3h desta terça-feira", contou a tia.

A mãe passa bem, mas continua internada. Ela deve ter alta nesta quarta-feira e vai acompanhar o enterro da filha Maria Cecília.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES