04/09/2021

Incêndio nas serras na divisa do Piauí com Ceará avança e Corpo de Bombeiros envia reforços

O Corpo de Bombeiros de Teresina prometeu enviar mais 20 homens para combater o fogo, que já dura mais de uma semana.

Incêndio em serras na divisa do Piauí com Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um incêndio de grande proporção, que atinge mais de uma semana as serras na divisa entre Piauí e Ceará, avançou para as comunidades na tarde desta sexta-feira (3). O Corpo de Bombeiros prometeu enviar mais 20 homens de Teresina para combater o fogo no Norte do estado.

De acordo com o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros, a situação mais crítica está em Buriti dos Montes, Norte do Piauí, onde o fogo atingiu as comunidades Jatobá dos Marques e Conselho. Famílias perderam plantações e placas solares.

Fogo na divisa com o Ceará avança e desce a serra

Em Milton Brandão, também no Piauí, o fogo desceu a serra e ameaça atingir a comunidade Catanduva.

"Na noite dessa quinta-feira choveu um pouco, aliviando o incêndio em determinadas áreas, mas o fogo avançou em outras frentes. O problema é que a região atingida pelo fogo é extensa, vegetação seca e com ventos de 13 km/h, fazendo que as chamas rompessem as barreiras naturais", explicou o coronel.

A Prefeitura de Buriti dos Montes informou que vai encaminhar escavadeiras para abrir caminhos na mata fechada e assim facilitar o acesso do caminhão do Corpo de Bombeiros.

Fogo veio do Ceará

Incêndio atinge Norte do Piauí há mais de uma semana — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Desde os primeiros dias, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semar) de Buriti dos Montes e Milton Brandão, vêm acompanhando o incêndio florestal. O combate ao incêndio conta com ajuda da comunidade, Guarda Municipal e bombeiros civis. A Secretaria de Meio Ambiente também enviou uma equipe para auxiliar no trabalho.

O fogo começou há mais de uma semana em Poranga, no Ceará, e avançou para as cidades piauienses. Os bombeiros estão trabalhando para evitar a propagação do fogo para as cidades de Domingos Mourão e Pedro II, no Piauí.

"Hoje a situação piorou por conta da alta temperatura e os ventos. O que está sendo protegido na região são as casas e a vida das pessoas", destacou Camila Loiola, secretária de Meio Ambiente de Buriti dos Montes.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES