12/08/2021

PI: Famílias são retiradas de residencial após ocupação irregular

Uma reunião entre o prefeito Doutor Pessoa e representantes das famílias está prevista para sexta-feira (13).

Famílias são retiradas de residencial após ocupação irregular na Zona Norte de Teresina — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Teresina informou que retirou na tarde desta quarta-feira (11) as famílias que ocuparam irregularmente as casas no Residencial Parque Brasil, Zona Norte de Teresina. Os imóveis foram lacrados pela Caixa Econômica Federal. Uma reunião entre o prefeito Doutor Pessoa e representantes das famílias está prevista para sexta-feira (13).

Durante a manhã, a reintegração de posse foi marcada por conflitos entre os ocupantes e as forças de segurança. Um homem foi atingido no olho com bala de borracha durante o conflito.

Homem é atingido por bala de borracha no olho durante reintegração de posse em Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

O residencial foi construído com investimento da Caixa Econômica Federal, através do Minha Casa, Minha Vida, com contrapartida da Prefeitura de Teresina. Os imóveis ainda devem ser entregues aos proprietários selecionados pelo programa. Pelo menos 248 famílias estão ocupando as unidades.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Programa Lagoas do Norte, as famílias foram cadastradas para serem incluídas em futuros programas habitacionais, caso seja comprovada a vulnerabilidade social das mesmas.

"É importante frisar que a Prefeitura providenciou veículos para fazer a mudança das famílias para os endereços que elas próprias informaram. Ressalta-se ainda que todos os imóveis do Parque Brasil já têm destinação e não estavam abandonados, mas sim passando por reformas para corrigir os danos causados pela ocupação anterior", informou a Prefeitura de Teresina.

Conflito
Reintegração de posse na Zona Norte de Teresina — Foto: Francisco Lima/TV Clube

Na manhã desta quarta, equipes da Polícia Militar (PM), como o choque, cavalaria e Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), Corpo de Bombeiros, além de policiais civis e federais foram ao local para negociar a saída dos ocupantes.

A polícia afirmou que ocupantes agrediram policiais. Um vídeo (assista no início da reportagem) mostra rojões sendo disparados contra a tropa de choque.

A ocupação teve início na sexta-feira (6) e na noite de segunda (10) três guardas municipais ficaram feridos ao tentarem fazer com que os ocupantes deixassem o local.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES