18/07/2021

Professor da UFDPar faz sucesso no Youtube com vídeos onde ensina metodologia científica


Com a interrupção de aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19, quando instituições de ensino de todo o Brasil tiveram que adotar a educação à distância, Flávio Rovani, docente da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), iniciou o projeto de um canal no Youtube. Uma maneira que ele encontrou de difundir conteúdos para estudantes e pesquisadores de variadas áreas do conhecimento. “Passei a gravar algumas aulas, os alunos gostaram e eu fiz um trabalho de montar um canal. E eu falei ‘já que eu estou fazendo para os meus alunos, por que que eu não posso fazer para a comunidade toda?’, então eu resolvi profissionalizar um pouco o processo de produção desse conteúdo”.

Através da internet Rovani contribui com estudantes de várias cidades e estados do Brasil. Professores de muitas áreas têm utilizado o conteúdo do canal em suas aulas. É o caso do Professor de filosofia Mauro Sousa, que mora em São Bernardo do Campo, São Paulo. Ele afirmou em entrevista ao Portal Costa Norte que o material disponibilizado é totalmente acessível e descomplicado. “Eu falo da experiência, da indicação que eu fiz deste canal para os meus alunos, e o quanto que eles melhoraram e tem melhorado na pesquisa, na formulação de artigos, na aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, em seus trabalhos de conclusão de curso. Por que? Porque este é um canal em que o professor Flávio Rovani, ele dá as diretrizes dos métodos científicos, filosóficos e da aplicação da formatação das normas da ABNT para o mundo acadêmico”, relatou.

Professor de filosofia, Mauro Sousa, em entrevista concedida ao Portal Costa Norte.

O estudante Cleber Albuquerque, do curso de Turismo da UFdPar, disse que a iniciativa de Rovani foi relevante e que o canal facilita a compreensão do assunto que aborda. “Foi super relevante a iniciativa de pelo fato de a gente estar passando por um tempo de pandemia onde não podemos nos encontrar presencialmente, e ele usou esse meio – na forma remota para nos ajudar especificando cada tipo de trabalho, a formatação como se faz – partindo para a prática, e tirando nossas dúvidas após a gente vê os vídeos no Youtube”, contou.

Flávio convidou quem tem interesse pelo assunto a acessar o canal e contribuir para seu crescimento, para que mais estudantes sejam ajudados. “O canal é isso, ele visa contribuir com todo mundo, ajudar geral. Se você precisa de um suporte para estudar metodologia continuamente, o canal é para você! O canal vai te ajudar, não é uma linguagem técnica demais, o objetivo é justamente descomplicar a vida de quem já está sentindo que aquilo é complicado. Então é esse o objetivo do canal. E é aquele recado de sempre; se inscreve no canal, compartilhe os vídeos, curta os vídeos porque isso ajuda o Youtube a divulgar mais e a ajudar mais pessoas.”, disse.


Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES