27/07/2021

População denúncia descarte de lixo hospitalar nas ruas de cidade do Piauí


Uma denúncia anônima, documentada por fotos, registrou diversos tubos de sangue que foram descartados de forma irregular nas vias públicas da cidade de Piripiri. Os tubos, usados em coletas de sangue, foram encontrados na subida do morro da Saudade, próximo ao restaurante Santa Hora. O lixo não contém o nome de nenhum laboratório. As informações são do portal Repórter 10.

O lixo hospitalar é encontrado em hospitais, clínicas veterinárias, consultórios, centros de pesquisas e laboratórios farmacêuticos e os mesmos devem ser descartados de forma correta, seguindo regras para evitar que o meio ambiente seja contaminado.

Consequências
O contato destes materiais com o solo ou a água pode provocar contaminações no ambiente, comprometendo rios, lagos e até mesmo lençóis freáticos, prejudicando todos que tiverem contato com essa água.

Quando o descarte de resíduos perfurantes, contaminados com patógenos ou infecciosos é incorreto em aterros comuns, ocasionam grandes riscos aos catadores de lixo, que podem ser contaminados com o contato desses materiais.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou regras nacionais que condicionam o trabalho do lixo hospitalar gerado dá origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). As regras de descartes devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde.

Via Portal 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing