30/04/2021

Moradores registram lixo queimado e seringa com agulha em praia do Piauí

Prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (Republicanos), informou que limpezas periódicas são realizadas, mas é preciso que as pessoas mantenham a limpeza. Ainda não se sabe qual a origem do lixo.

Moradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí — Foto: Arquivo pessoal

Fotos feitas por moradores de Cajueiro do Praia, litoral do Piauí, registraram a presença de lixo queimado e até seringa em praias do município, em especial na praia da Ponta do Sardim. Ainda não se sabe qual a origem do material.

“Quem anda com frequência na praia, como eu, percebe a grande quantidade de lixo em várias praias, como Cajueiro, Barrinha, Barra Grande, Ponta do Sardim... É uma tristeza ver um litoral que é tão pequeno e não é cuidado como deveria”, disse um morador.

Moradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí — Foto: Arquivo pessoal

Segundo ele, moradores e donos de estabelecimentos, muitas vezes, jogam lixo diretamente na praia. Deste vez, contudo, o registro foi feito na quarta-feira (28) e tinha lixo queimado e até uma seringa com agulha, o que oferece riscos aos banhistas e aos animais marinhos e que circulam pela praia.

“Tentaram destruir o lixo, queimar o que ficou na praia, mas sobrou uma seringa. Isso é muito perigoso e um total descaso com o lugar”, disse.

Prefeitura pede conscientização
Prefeito de Cajueiro da Praia disse que praias recebem limpeza periódica — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajueiro da Praia

Segundo o prefeito do município de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (Republicanos), limpezas periódicas são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que as pessoas não joguem lixo nas praias, para manter os locais limpos.

"Estamos periodicamente limpando as praias, fazendo o possível, estamos mobilizando alunos da rede municipal, a juventude, para tirar o lixo ao longo das praias do município, para minimizar a problemática que já vem ao longo do tempo. Queremos efetivar políticas públicas nesse sentido. Fizemos em Barra Grande, Cajueiro, em toda a orla, então estamos fazendo. Mas também precisamos da conscientização das pessoas", disse.

Lixo em praias do Nordeste
Toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril estão sendo analisadas por especialistas. Amostras deverão ser enviadas pelos estados para contribuir na perícia do material e investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental. A Polícia Federal apura o caso e ainda não se sabe qual a origem do lixo.

Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1

Entre materiais encontrados, há inclusive seringas descartáveis. Ao todo, são 20 toneladas de lixo recolhidas em ambos os estados.

Uma ação conjunta do Consórcio Nordeste busca contribuir com estados e municípios e não se restringe aos afetados até agora, "uma vez que o lixo marinho é um problema mundial e o aparecimento de material no RN e PB – assim como outros fenômenos semelhantes - podem atingir os demais Estados da região".

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES