06/03/2021

Prefeito Mão Santa assina termo de cooperação técnica com Prefeitura de Tianguá (CE)

Documento garante troca de experiências e tecnologias no setor da fruticultura. Atualmente a cidade de Tianguá é uma das maiores produtoras de frutas da região norte do Ceará.


O Prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, acompanhado da primeira-dama municipal, Sra. Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e de uma comitiva formada pelo Chefe de Gabinete, Valdir Aragão, o Secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico, Edrivandro Barros, o Ouvidor Municipal Rafael Costa Cruz, do Coordenador Geral do Gabinete do Prefeito, Fabrício Conceição (organizador do encontro), do Coordenador de Segurança, Tenente Madslan Silva e, do Superintendente de Comunicação, João Carlos Guimarães, esteve nesta sexta-feira (05), na cidade de Tianguá (CE), onde através de um termo de Cooperação Técnica, entre as duas Prefeituras, selou um acordo para troca de experiências no setor de fruticultura.


O Prefeito e sua comitiva, foram recepcionados pelo Prefeito de Tianguá, Sr. Luiz Menezes de Lima, e, pelo Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Ceará, Sr. Francisco Milton Holanda Neto.


Como primeiro compromisso em solo cearense, o Prefeito Mão Santa, visitou, a convite do Superintendente Holanda Neto, a fazenda Marovino, de propriedade do Sr. Juvêncio Carneiro de Araújo, onde além do cultivo de grande variedade de frutas, ainda há a criação de ovinos, sendo a mesma, tida como referência em toda a região, em gestão e produtividade nos setores da fruticultura e ovinocultura.


Já no Centro Administrativo da Prefeitura de Tianguá, foi realizada a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os municípios. “Nós temos uma localização geográfica privilegiada, com água em abundância, solo fértil, mas, ainda estamos atrás dos nossos irmãos cearenses na técnica e no volume de produção, e, a partir de agora, as duas cidades, juntas, têm perspectivas gigantes em prosperar neste setor da economia, que é uma grande fonte de renda e trabalho, ainda pouco explorada em nossa região”, destacou o Prefeito Mão Santa.


O Prefeito Luiz Menezes de Lima, também foi homenageado com o diploma e medalha do Mérito Municipal, a maior honraria cívica, concedida pelo poder executivo parnaibano. A medalha do Mérito Municipal, foi entregue pela primeira-dama municipal, a Professora Adalgisa Carvalho de Moraes Souza.


Parte das frutas consumidas na cidade de Parnaíba, vem prioritariamente da região da Serra da Ibiapaba, grande produtora não só de frutas, mas também de hortaliças que são exportadas para a Europa e também distribuídas para toda a região norte do Ceará e parte do Piauí.


“Eu vejo a DITALPI – Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí, como uma iniciativa exitosa, mas que ainda tem muito a ser explorada. Há empresários bem sucedidos, mas que pode crescer muito mais, alavancando a economia parnaibana e gerando renda para toda a região norte do Piauí, além de muitos empregos”, afirmou o Superintendente Holanda Neto.


Uma visita de produtores cearenses aos tabuleiros litorâneos está entre uma das primeiras fases da cooperação entre os municípios, o que inclui também o projeto de uma central parnaibana de abastecimento para distribuição de frutas e hortaliças produzidas em solo parnaibano.


Supcom - PMP
Texto/fotos: Bruno Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Nossa matérias em seu E_mail

Digite seu endereço de e-mail:

Entregue por PHBemNota

Translate

Anuncio google

Racing