17/03/2021

Bares e restaurantes só aguentam um mês fechados, diz levantamento da Abrasel-PI

Abrasel-PI destaca a queda de 30% a 60% no faturamento de 39,5% das empresas desde janeiro de 2021. A partir de março de 2020 foram contabilizadas mais de 3 mil demissões no setor

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Trabalhadores e donos de bares e restaurantes têm sido a categoria mais afetada economicamente pelas medidas de restrições contra a Covid-19. Os sinais são que muitos não vão conseguir sobreviver à pandemia. O mais recente levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI), aponta que 44,2% dos estabelecimentos só conseguirão manter os negócios por mais um mês.

Em dados absolutos são pelo menos 130 empresas do setor que sinalizaram dificuldades para sobreviver. Para o presidente da Abrasel-PI, Eduardo Rufino, os dados dimensionam o impacto da pandemia para este ramo de atividade.

Segundo ele, o cenário pode ser associado as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado. Rufino destaca a queda de 30% a 60% no faturamento de 39,5% das empresas desde janeiro de 2021. A partir de março de 2020 foram contabilizadas mais de 3 mil demissões no setor.

“Fizemos esta pesquisa com o intuito de termos dados concretos da situação dos nossos associados e, assim, podermos cobrar das autoridades medidas para reverter a situação do setor no estado”, afirma.

Outro dado chama a atenção: a maioria das empresas, 59,7%, estão trabalhando com a equipe reduzida. De acordo com Vitor Bezerra, conselheiro fiscal da Abrasel-PI, o setor de alimentação fora do lar é o que mais vem sofrendo com as restrições devido à pandemia. Segundo ele, são famílias inteiras sem renda. O conselheiro destaca ainda que só a vacinação e uma fiscalização eficaz das medidas sanitárias poderá reverter esse quadro.

A pesquisa foi realizada no período de 5 a 8 de março, com empresas do setor de alimentação fora do lar.

Com informações do Portal OitoMeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES