20/01/2021

Prefeito Mão Santa determina ao Superintendente de Cultura o resgate da Festa de Reisado (Santos Reis)

Robert Andrade (Boi Estrela Cadente)

O Prefeito de Parnaíba Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, determinou ao Superintendente de Cultura do Município, Arlindo Leão, o resgate da Festa de Reisado, uma festa tradicional do período Natalino que com o passar do tempo foi esquecida, em Parnaíba.

O Reisado é uma festa tradicional de Portugal que celebra o nascimento do Menino Jesus e chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses.

No Brasil e, principalmente no Nordeste brasileiro, o Reisado é recheado de manifestações culturais e cheio de histórias folclóricas em que se misturam temas sacros e profanos, tendo como característica marcante o compasso rítmico das batidas dos pés, e sendo o pandeiro um dos instrumentos principais de suas manifestações.

Em Parnaíba, o Reisado era celebrado por vários grupos culturais que saiam as Ruas anunciando a chegada do Menino Jesus e dos Reis Magos, levando alegria principalmente as crianças, que se divertiam com os vários personagens folclóricos, típicos da brincadeira de Reis.

Antônio Arame (Boi Estrela Cadente)

O Superintendente de Cultura, Arlindo Leão, se comprometeu com o Prefeito Mão Santa a resgatar essa tradicional festa popular que transformava os Bairros da cidade em verdadeiros palcos culturais.

Supcom - PMP
Texto/Fotos: Walter Fontenele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES