24/01/2021

Piauí receberá 24 mil doses da vacina de Oxford contra Covid neste domingo (24)

Desta vez, serão recebidas doses da Vacina de Oxford.

Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

O estado do Piauí receberá mais 24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 neste domingo (24), segundo o Ministério da Saúde. A chegada está prevista para as 14h15 no aeroporto Senador Petrônio Portella em Teresina. Dessa vez, serão doses da vacina de Oxford.

O Piauí recebeu no dia 18 de janeiro 61 mil doses da Coronavac e, segundo a Sesapi, estas serão utilizadas para aplicação da primeira e segunda doses nas mesmas pessoas, que não podem tomar vacinas de origens diferentes. As 24 mil doses da Vacina de Oxford irão imunizar outras pessoas.

Ao G1, o governo do estado do Piauí avaliou que a distribuição dos imunizantes está sendo cumprida pelo Ministério da Saúde, considerando que as doses estão sendo rapidamente distribuídas aos estados conforme ficam disponíveis.

“Amanhã [domingo, 23] já iniciaremos a rotas terrestres de distribuição e na segunda-feira [25], às 6h da manhã, iniciaremos as rotas por via aérea. Até segunda, a vacina estará em todas as regionais de saúde, para continuarmos a vacinação, conforme previsto pelo programa nacional de imunização”, declarou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto.

Vacinação continua com o mesmo grupo prioritário
O governo informou ainda que a vacinação no estado continuará priorizando os grupos de risco até que todos desta fase sejam vacinados.

O grupo prioritário da primeira fase no Piauí é composto por: profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid), pessoas em abrigos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos e indígenas vivendo em terras demarcadas.

Ainda não há uma estimativa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, de quantas pessoas já foram vacinadas no Piauí. Já na capital, segundo a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, em quatro dias de campanha, 7.989 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra coronavírus.

Doses chegaram ao Brasil na sexta (22)

Carga de vacinas de Oxford — Foto: Reprodução/GloboNews

O avião que transportava as duas milhões de doses da vacina de Oxford produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou a São Paulo na tarde de sexta-feira (22), com cinco dias de atraso. A previsão inicial era que o desembarque ocorresse em 17 de janeiro, mas a Índia não liberou o envio ao Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que Manaus terá prioridade e deverá receber 5% dos 2 milhões de doses da vacina ainda neste sábado (23).

Vacinação no Piauí

Médico obstetra foi o primeiro imunizado no Piauí — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Piauí

O Piauí recebeu as primeiras doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 na última segunda-feira (18). Ao todo, foram 61.160 doses. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 30.580 piauienses devem ser vacinados. O número representa cerca de 1% da população piauiense, que é de 3,2 milhões de pessoas.

Em cerimônia simbólica no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a receber o imunizante. As doses já chegaram aos 224 municípios piauienses.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES