02/12/2020

Prefeitura e Sesc continuam realizando exames gratuitos de mamografia e citologia em Parnaíba


A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Sesc continua realizando em Parnaíba gratuitamente exames de mamografia e citologia tendo como local a carreta da mulher que se encontra no bairro Piauí no cruzamento das ruas Pedro Freitas e Anhanguera ao lado do Centro de Especialidades em Saúde(CES). 


A enfermeira Angélica Linhares que tem acompanhado todo o trabalho disse que primeiramente é realizado uma espécie de rastreamento buscando principalmente pacientes assintomáticas, ou seja, aquelas que estão há muito tempo sem fazer exames e não estão apresentando nenhum sintoma. 


Ela esclareceu que as mulheres que devem fazer o exame de citologia são aquelas na faixa etária entre 25 e 64 anos em plena atividade sexual. Para o exame de mamografia são as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos sem autorização médica. Sendo que – disse ela – as mulheres com idade entre 40 e 49 anos para fazer o exame precisam passar por uma avaliação médica. 


Ela disse também que esses dois exames são importantes e toda mulher deve fazer porque tanto o câncer de mama como o do colo de útero matam e se a mulher puder detectá-lo com antecedência poderá salvar a sua vida. 

Angélica Linhares alertou que esse trabalho começou dia 26 de outubro e será encerrado dia 17 deste mês. Segundo ela, os exames de mamografia já foram encerrados restando apenas vagas para exames de citologia. 

Texto: João Cancio 
Fotos: Renato Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES