28/11/2020

Prevenção ao câncer de próstata é o destaque no Novembro Azul



O Novembro Azul é a campanha internacional de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que no Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. São mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados a cada ano. 

A idade é o principal fator de risco: quanto mais velho o homem, maior o risco de desenvolver a doença. A boa notícia é que com o diagnóstico precoce há grande chance de cura. “Quanto mais cedo o diagnóstico e com o tratamento adequado as chances de cura são altas. É importante fazer o exame a partir dos 40 anos de idade e sempre procurar um médico há qualquer sinal de sintomas”, explicou o médico oncologista Nereu Costa. 

A próstata faz parte do sistema reprodutivo masculino e fica localizada entre a bexiga e o reto. A princípio, o órgão pode ser avaliado por exame de toque, feito em consultório, e pelo PSA, realizado em laboratório. Na fase inicial, a doença não apresenta nenhum sintoma, por isso é importante consultar o médico regularmente. Segundo o médico Nereu Costa ainda existe resistência dos homens com relação ao exame de toque, mas é com ele que é possível o diagnóstico. 

As orientações foram repassadas em um bate papo com os colaboradores do Hospital e Maternidade Marques Basto que contou ainda com a participação nutricionista especialista em alimentação oncológica, Renata Meirelles e a psicóloga Taís. 


Hospital Marques Basto, 80 anos prestando serviços nas áreas de saúde ofertando atendimento médico de qualidade em um ambiente amplo e confortável oferecendo comodidades e acesso a especialidades médicas. Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315 – 7000 (whatssap) ou (86) 3315 - 7001. 

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES