19/11/2020

Piauí tem alerta de chuva forte e ameaça de granizo até sábado (21)


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta indicando perigo com risco de chuva forte e ameaça de chuva granizo para algumas regiões até o próximo sábado (21). Segundo o climatologista Werton Costa uma frente fria de longa duração vinda do Oceano Atlântico Sul que está estacionada na região da Bahia, ocasionando umidade e chuvas.

“Esse sistema, que acaba por provocar uma queda de temperatura na região Sul, acaba projetando para o interior do Nordeste uma umidade que provoca precipitações e volumes chuvosos. É provável que ele continue atuando por mais dois dias, sobretudo em Teresina. Temos um alerta com possibilidade de chuvas mais intensas em alguns pontos do estado, inclusive de granizo”, alertou Werton.

Para os próximos dias também são esperados volumes moderados de precipitações em outras regiões do Piauí.

“A chuva deve ser moderada em alguns municípios da região do cerrado, algumas cidades do sertão estão finalizando o mês neste patamar e é esperado ter um resultado satisfatório para novembro considerando Teresina”, detalhou o docente.

Risco de vento forte, queda de energia e descargas elétricas

O Inmet emitiu alerta de perigo para quase todo o estado, com menor risco para o litoral piauiense. A previsão é de chuvas entre 30 mm a 100 mm (milímetros) com risco de ventos intensos entre (60-100 km/h). Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Árvore caiu durante chuva e obstruiu parte na avenida Pedro Almeida, no Bairro São Cristóvão, em Teresina — Foto: Hélder Vilela/TV Clube

O Inmet traz algumas orientações para caso ocorram temporais com ventos fortes:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuva de granizo
O climatologista falou ainda sobre a chance da ocorrência da chuva de granizo e o período atípico em que ela tem ocorrido. A capital registrou a queda das pequenas pedras de gelo no dia 2 de novembro.

“Quando ela [a nuvem] tem uma formação rápida a tendência é de haver a possibilidade de granizo. Essa formação de chuvas rápidas é justamente por um sistema atípico para o período, uma frente fria chegando até o sul do estado e um excedente de calor por estarmos ainda no B-R-O bró”.

Período chuvoso inicia em dezembro
Segundo o diagnóstico meteorológico do pesquisador, o início do período chuvoso na faixa Centro-Norte no Piauí, que inclui Teresina, já se inicia na segunda quinzena de dezembro.

Fonte: G1/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES