28/10/2020

Infectologista fala dos casos de Covid em Parnaíba e sobre alguns casos específicos de recontaminação



A médica infectologista Renata Beltrão, que faz parte da equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em entrevista coletiva, concedida no último sábado(24) nas dependências do hospital, disse primeiramente que estamos vivendo um momento até certo ponto confortável no que diz respeito aos casos de covid em nosso município, uma vez que dispomos de uma estrutura montada como também uma estabilização no número de casos sem registro de óbitos há mais de 40 dias. 


No entanto a Dra. Renata informou que surgiu um caso diferente, onde um homem, tabagista, que desenvolveu sintomas da Covid-19. Segundo ela, a primeira testagem foi feita no dia 12 de abril deste ano, onde testou positivo. Só que no dia 25 do mesmo mês este homem foi submetido a um novo exame que deu negativo. 

Ela informou também que no dia 4 de maio deste ano foi verificada a imunidade desse paciente e o exame mostrou que ele estava com a imunidade desenvolvida. Mas – disse ela – já no dia 18 de maio um outro exame mostrou que ele tinha adquirido o vírus, desenvolveu a imunidade e a situação se estabilizou. 

A Dra. Renata disse que infelizmente este homem, que por força do seu trabalho viaja bastante, fez uma nova testagem no dia 30 de setembro e o exame mostrou a presença do vírus em seu corpo. Ela disse que esse paciente está em casa fora do isolamento assintomático. 

Diante desse quadro ela disse que ainda não podemos definir como um caso de reinfecção ou de recrudescência que é quando o paciente tem o vírus mas não conseguimos achá-lo durante um determinado período. Isso – segundo ela – não é um caso inédito, pois, o Ceará investiga 12 casos desse tipo. 

Ela finalizou informando que esse é um caso entregue à Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde para que depois de minuciosos exames seja definido como recrudescência ou reinfecção. 

Fonte: Blog do B. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES