04/09/2020

SESC PI: Oficinas do Arte da Palavra começam dia 14


As oficinas “O Universo das Histórias Africanas”, por Keydson Costa (PA) e “O Universo de Mini Livros”, por Cláudia Gonçalves, abrem a programação do projeto Arte da Palavra. As oficinas serão realizadas, simultaneamente, a partir das 14h pela plataforma Microsoft Teams.

Quem deseja participar do projeto deve fazer a inscrição, de 8 a 11 de setembro nos links abaixo. As oficinas ocorrerão simultaneamente, com transmissões de Teresina e Parnaíba.


Por conta das medidas de isolamento social, as oficinas serão online, na plataforma Microsoft Teams. As ações do Arte da Palavra acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro, de forma remota, transmitidas de Teresina, Parnaíba e Floriano.

Universo das Histórias Africanas
Na oficina “O Universo das Histórias Africanas” serão trabalhadas músicas, pinturas, brincadeiras e símbolos negros. Abordará como e quais histórias trazem o conteúdo do universo africano com suas memórias e símbolos representativos, com novos conceitos culturais e sociais, destacando os valores de representatividade da história do povo negro.

“Vamos trabalhar textos teóricos, histórias orais e escritas que abordam o universo negro afro-brasileiro e africano; observaremos materiais presentes em diversas redes sociais que envolvam a cultura negra, como: músicas, vídeos e textos relacionados ao tema. Será, ainda, discutida a relevância desses materiais e recursos, e se de fato eles estão disponíveis de maneira benéfica ou se são um limitador para construção de uma linguagem combativa ao racismo”, explica Keydson Costa.

Sobre Keydson Costa

Contador de histórias há 17 anos e professor de ensino religioso.


Mini Livros
Ensinar a arte de construir mini livros, que poderão ser escritos e ilustrados. O principal intento é, sobretudo, estimular a criação, exercitando os sentidos, a concentração e o interesse pelo objeto-livro. Na era da leitura rápida, em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço, a ideia é não deixar que se perca o encantamento de manusear o livro. O participante se envolve com o corte preciso das mini páginas, a confecção da capinha, o cuidado com a letra e desenhos, o que prende sua atenção, permitindo uma conexão intensa até a finalização do projeto.

Sobre Cláudia Gonçalves
Gaúcha, poetisa, artista visual e artesã. Possui ampla trajetória poética. Coordenadora de Publicações do Proyecto Cultural Sur/Brasil, coordenadora do projeto “Poeta, mostra tua cara na escola” e assessora de Coordenação do Congresso Brasileiro de Poesia. Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense, da Casa do Poeta Camaquense e cônsul do movimento “Poetas del Mundo”, Porto Alegre – RS.

Ministra oficinas [talleres_workshops] em bienais, feiras de livros, escolas, ONGs e centros culturais, além de compor o movimento, “Poetas Pela Paz e Justiça Social”.

Em sua trajetória poética, tem algumas parcerias musicais, participou de mais de quarenta antologias, tem poemas publicados em vários sites, jornais, revistas, e-books, entre outros. Muitos foram traduzidos para o inglês, o italiano o espanhol e o francês. Tem trabalhos publicados em Portugal, Moçambique, Argentina, Peru, Colômbia e Chile.

Oficina – 14 a 18/09 – 15 às 17h

Oficina: O Universo das Histórias Africanas 

Ministrante: Keydson Costa 

Plataforma Microsoft Teams 

Público alvo: Professores, estudantes, bibliotecários(as) e público em geral 

Faixa etária: a partir de 15 anos 

Inscrição: 08 a 11/09 no link


Informações: (86) 3230-9915 

Oficina – 14 a 18/09 – 14 às 16h

Oficina: O Universo de Mini livros

Ministrante: Cláudia Gonçalves

Plataforma Microsoft Teams 

Público alvo: Escritores, Estudantes, Contadores de Histórias, Professores, Bibliotecários e o público em geral

Faixa etária: a partir de 14 anos 

Inscrição: 08 a 11/09 no link

https://docs.google.com/forms/d/1XDumaRZMxttGYzi-qHQe5QOCqtUYtylj3sAbb-NcNeU/edit

Informações: (86) 3230-9910

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES