21/09/2020

PF faz buscas em cidades do PI e MA contra fraudes no sistema previdenciário nacional

As diligências ocorrem simultaneamente nos municípios de Luzilândia, Mata Roma (MA) e Tutóia (MA).

PF faz buscas em cidades do PI e MA contra fraudes no sistema previdenciário nacional — Foto: Divulgação/PF-PI

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (21) a Operação Urbsluzia, com foco em combate a crimes contra o sistema previdenciário nacional ocorridos nos estados do Piauí e Maranhão. As diligências ocorrem simultaneamente nos municípios de Luzilândia, Mata Roma (MA) e Tutóia (MA). Neste último, as buscas acontecem na sede da APS onde se processavam os benefícios.

Ao todo, há oito mandados de busca e apreensão para serem cumpridos por cerca de 40 policiais federais de Parnaíba, Teresina e do Maranhão. Os policiais, segundo a PF, irão executar outras medidas restritivas de direitos expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de São Luís, como o monitoramento eletrônico, através de tornozeleira rastreável, que será instalado em sete dos investigados.

PF faz buscas em cidades do PI e MA contra fraudes no sistema previdenciário nacional — Foto: Divulgação/PF-PI

A investigação, de acordo com a polícia, demonstrou a atuação de grupo responsável pela concessão de diversos benefícios de pensão por morte e auxílios-maternidade, gerando prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 1,8 milhão já pagos indevidamente. A PF prevê que, com a operação, os pagamentos indevidos que serão evitados com a suspensão dos benefícios fraudulentos chega a R$ 4,2 milhões.

O esquema
A PF destacou que o crime somente era possível graças à participação de um servidor do INSS que atuava na concessão de benefícios. A fraude consistia em inserção de dados fictícios em processos montados a partir de falsos beneficiários cooptados por familiares do técnico do seguro social.

PF apreendeu dinheiro durante operação contra fraudes no sistema previdenciário — Foto: Divulgação/PF-PI

O grupo contava com apoio de um policial militar para dar segurança no momento dos saques dos valores retroativos, em sua maioria grandes somas em espécie retiradas na rede bancária.

O nome da Operação, "Urbsluzia" faz alusão ao município (Luzilândia) onde eram contatados os pretensos beneficiários em nome dos quais eram solicitados os benefícios fraudulentos.

Fonte: Portal G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES